As estratégias de crescimento são fundamentais para qualquer empresa agora em 2024. Aliar inovação e efetividade é o grande desafio nos dias de hoje. Afinal de contas, até o momento o ano tem se mostrado desafiador e repleto de mudanças.
Mas, para isso, os empreendedores precisam estar por dentro das tendências do mercado para, a partir daí, elaborar estratégias eficientes.
Na prática, uma coisa está ligada a outra, e o crescimento das empresas dependem de um planejamento realista. E isso acordo com os cenários apresentados ao longo do ano.
Dessa forma, no artigo de hoje vamos falar mais sobre as tendências de estratégias de crescimento para 2024! Veja as projeções do mercado e conheça estratégias eficientes para colocar em prática na sua empresa.
Quais são as principais tendências do mercado para 2024?
Parece que 2024 está apenas começando, mas o ano já engrenou e o mercado está a todo vapor. Por isso, assim como ocorre ano a ano, algumas tendências se alteram e outras passam por adaptações. Separamos abaixo 6 tendências de mercado para você levar em conta na hora do planejamento das estratégias.
Redução de gastos
O mundo está se recuperando de uma importante crise econômica acelerada pela pandemia de 2020. Porém, muitos setores ainda estão em crise, principalmente por causa dos conflitos mundiais. Nesse sentido se destaca a Guerra na Ucrânia e o conflito entre Israel e Palestina. Assim, mesmo o ano começando promissor para alguns negócios, o mercado está cauteloso.
E isso reflete na redução de gastos por parte das empresas. O grande desafio é elaborar e colocar em prática estratégias eficientes, mas sem comprometer grande parte do orçamento para isso. Aqui entra em cena a criatividade e esperteza dos gestores, visando usar da melhor forma possível recursos limitados das empresas.
Compras online
As compras online é uma tendência em destaque há alguns anos no Brasil e no mundo. Mas esse segmento está se moldando com o passar dos anos. Após o boom das lojas online na última década, o mercado finalmente percebeu que é preciso integrar os canais físicos e digitais das empresas.
Ou seja, mesmo com a popularização das compras online, as lojas físicas permanecem sendo importantes. Aliás, é fundamental que os canais físicos e online trabalhem em conjunto. Afinal, é preciso oferecer uma experiência de compra única e eficiente ao cliente.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um tema em alta há bastante tempo. E não é para menos! Ano após ano o sofremos com os impactos ambientais causados pela negligência do próprio homem em relação ao meio-ambiente.
Dessa forma, ao elaborar estratégias de crescimento para empresas, sempre coloque a sustentabilidade em primeiro plano. Pense no bem-estar e saúde dos colaboradores, clientes e demais pessoas.
A sustentabilidade abrange uma série de atitudes que exigem proatividade dos gestores e colaboradores. O aperfeiçoamento de processos, adaptações e uso de materiais menos danosos ao meio-ambiente são alguns exemplos para você ficar de olho em 2024.
Soluções digitais
Cada vez mais as empresas precisam oferecer soluções digitais para seus clientes. Um exemplo disso são os aplicativos. Eles facilitam a vida das pessoas, economizam recursos e permitem a execução de vários serviços. Tudo de modo online e sem burocracia.
Hoje as pessoas estão conectadas quase 24 horas por dia. E, se a sua empresa não estiver também, provavelmente vai passar despercebida. E assim, perderá clientes para a concorrência. Com certeza não é este o seu desejo! Então, invista em soluções digitais de acordo com o segmento de atuação da sua empresa.
Novos formatos de trabalho
A pandemia apenas acelerou o que chamamos de novos formatos de trabalho. O principal e mais comentado é o home-office, onde a pessoa exerce suas atividades profissionais em casa e com mais liberdade e autonomia.
O home-office é uma tendência que veio para ficar. Afinal, ele traz inúmeras vantagens tanto para o trabalhador como para a empresa. Aliás, alguns profissionais rendem mais trabalhando em casa! Mas claro que há limites para isso. Dependendo do segmento da sua empresa, talvez o home-office não se encaixe.
Produtos com base em valores e visões de mundo
Por fim, grande parte dos clientes hoje em dia procura adquirir produtos e serviços que estejam alinhados com a visão de mundo deles.
Na prática, os consumidores estão analisando melhor suas escolhas. Eles pensam mais antes de comprar qualquer produto ou contratar determinado serviço.
Mas, para a empresa oferecer produtos condizentes com os valores e visões dos clientes, ela precisa primeiramente conhecer a fundo o perfil do seu público!
Estratégias de crescimento para empresas em 2024
Os processos acima fazem parte das principais tendências para 2024 no que diz respeito ao mundo dos negócios. Agora vamos ver algumas dicas de estratégias de crescimento com base em tudo o que foi dito até aqui.
Antecipe-se aos possíveis cenários
Não basta apenas ficar por dentro das tendências do mercado. É essencial de antecipar aos possíveis cenários que seu segmento pode apresentar. Esses cenários podem envolver nuances negativas ou positivas. Isso inclui desafios econômicos ou o surgimento de novas oportunidades de expansão do negócio.
Estar atento aos cenários possíveis vai ajudar no planejamento das estratégias para o crescimento da empresa. E, o mais importante, antecipar situações é um trunfo de todo gestor.
Diversifique o modelo de negócios
Explorar novos modelos de negócios é fundamental para empreendedores que desejam estar sempre atualizados e a frente dos concorrentes.
Muitas vezes, a empresa precisa encontrar novos modelos ou adaptar os modelos já existentes. Isso fará com que os gestores deixem a zona de conforto. Afinal de contas, ela não é algo bom quando pensamos em crescimento empresarial.
Economia sustentável
Uma boa estratégia é promover o consumo energético sustentável. Seu foco deve ser não apenas a preservação do meio-ambiente, mas a economia de recursos financeiros.
O desempenho financeiro de uma empresa pode ser impulsionado pela redução no consumo de energia e/ou pela adoção de fontes renováveis e mais baratas. E isso é cada vez mais relevante para o setor empresarial.
Investimento em tecnologia
A tecnologia está aí para otimizar sistemas. Ela poupa tempo e recursos que podem ser fundamentais para o crescimento da empresa.
Por isso, investir em tecnologia é essencial quando falamos em estratégias de crescimento para empresas. Negócios que se tornam obsoletos e não passam por constantes modernizações ficam para trás e perdem clientes para a concorrência.
Melhora na experiência do cliente
Todas as estratégias adotadas pelas empresas possuem um objetivo maior, que precisa estar relacionado a melhora da experiência do cliente. Afinal, sem ele, a empresa não existiria.
O crescimento empresarial só é possível com o incremento no número de novos clientes. Ou no aumento das vendas para os clientes já existentes. E melhorar a experiência deles é o primeiro passo para isso.
Planejamento estratégico é com a Max Up
As estratégias de crescimento precisam ser bem pensadas e colocadas em prática por pessoas competentes e confiáveis. Por isso, para promover o crescimento saudável da sua empresa, com base em planejamento e seguindo as principais tendências do mercado, entre em contato com a Max Up Consultoria.
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