Se você é empreendedor, já deve ter ouvido falar em planejamento estratégico, tático e operacional. Esses três tipos de ação farão toda a diferença para o seu negócio.
Eles podem, inclusive, determinar o sucesso ou não da empresa ou o quanto ela irá crescer nos próximos anos. Mas cada um deles apresenta suas próprias características. Ou seja, há diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional.
E, nesse artigo, vamos falar mais a respeito desse assunto. Continue a leitura e entenda melhor o que são os diferentes tipos de planejamento e suas principais características.
Entenda o que são os diferentes tipos de planejamento e suas características
Os tipos de planejamento também são considerados “níveis de planejamento”. Eles se diferem em relação a questões como forma de atuação, prazos, pessoas envolvidas nos processos e resultados finais obtidos.
Mas todos possuem algo em comum: visam a melhor organização geral da empresa. Assim, viabilizam um crescimento saudável e otimização dos resultados. Dito isso, vamos ver a seguir as definições do planejamento estratégico, tático e operacional.
Planejamento Estratégico
É o principal de todos, considerado o planejamento macro, que engloba toda a empresa e seus departamentos. Aqui a organização do negócio é analisada como um todo.
O planejamento estratégico é o responsável pela missão, visão e valores da empresa. Assim, quando você acessa o site de uma empresa e se depara com essas informações, saiba que, por trás delas, há um completo planejamento estratégico.
Mas a missão, visão e valores não devem ficar apenas no site da empresa. Eles precisam ser colocados em prática diariamente!
Para fazer um planejamento estratégico eficiente, o empreendedor precisa, antes de mais nada, responder algumas perguntas:
- Por que minha empresa existe e qual o propósito dela na comunidade onde está inserida? (missão);
- Onde eu quero chegar com meu negócio em um futuro próximo? Minha empresa vai estar em qual posição no mercado daqui 5 ou 10 anos? (visão de futuro);
- Quais os princípios que devem ser seguidos por todos para a empresa se manter no caminho certo durante toda sua existência? (valores).
Ao responder essas perguntas básicas, você estará dando um passo importante para o planejamento estratégico do seu negócio. Então, esse tipo de planejamento é amplo e abrange, inclusive, os outros planejamentos.
E, por ser muito abrangente, o planejamento estratégico pode até mesmo carecer de muitos detalhes. Ele serve, acima de tudo, para orientar os gestores e colaboradores. Além de, claro, apresentar a missão, visão e valores para os clientes.
Planejamento Tático
Esse é o segundo nível do planejamento, que faz a união entre o planejamento estratégico e o operacional. Aqui, o objetivo é colocar em prática por meio de ações tudo o que foi determinado no planejamento estratégico.
Apenas com o planejamento tático é que as ações podem ser efetivadas. Traduzindo: é o fazer acontecer. Podemos fazer um paralelo com um time de futebol. Na véspera de um jogo importante, o treinador elabora uma estratégia.
Mas, para essa estratégia ser eficiente, ela terá que ser refletida na parte tática do time. Ou seja, a tática vai viabilizar a execução da estratégia criada pelo treinador. Com isso, as chances de vitória do time aumentam.
Nas empresas, isso funciona de forma semelhante. O planejamento tático vai definir as ações, metas e objetivos da empresa. Na prática, o gestor vai definir a tática que será usada para a empresa se destacar dos concorrentes no mercado.
Porém, diferentemente do futebol, no caso das empresas o planejamento tático não é algo imediato. As táticas do gestor precisam ser pensadas a longo prazo. O tempo de execução das ações propostas pode variar de 1 a 3 anos, por exemplo.
Dessa forma, é preciso ter persistência, paciência e, acima de tudo, organização. Em suma, o planejamento tático não existe sem o planejamento estratégico. E este, por sua vez, não vai para frente sem as ações previstas pelo planejamento tático.
Planejamento Operacional
Continuamos no exemplo que usamos sobre o time de futebol. Após planejar uma estratégia e viabilizar ela por meio da parte tática do time, o treinador tem outra missão. Para a tática funcionar, ele tem que delegar a cada jogador sua função específica dentro de campo.
E aqui temos o planejamento operacional. Afinal de contas, cada ação precisa de um cronograma detalhado para o sucesso da estratégia.
O planejamento operacional é o que está mais próximo do dia a dia da empresa. Afinal, ele precisa estar próximo dos processos de todos os departamentos.
Além do mais, esse tipo de planejamento tem como intuito eliminar qualquer tipo de dúvida que possa surgir no dia a dia dos colaboradores. Dessa forma, eles saberão exatamente o que precisam fazer para o sucesso dos processos.
Mais do que viabilizar um crescimento saudável para a empresa, esse planejamento melhora a relação entre as pessoas e traz um senso de pertencimento aos colaboradores.
E, ao contrário do planejamento tático, o operacional apresenta resultados em menos tempo. E esses resultados são mais visíveis, pois interferem diretamente no dia a dia dos processos da empresa.
Por isso, grande parte das empresas costumam fazer planejamentos operacionais a cada 3 ou 4 meses. Isso permite que falhas e erros nas operações sejam corrigidos o mais rápido possível. O seu intuito de causar o menor impacto negativo possível para a empresa.
O planejamento estratégico tático e operacional estão interligados
É importante destacarmos que os planejamentos estratégico, tático e operacional estão interligados. Veja como isso acontece:
- Planejamento estratégico: primeiro planejamento que é feito por uma empesa. Nele é definida a filosofia de atuação do negócio, dando origem a missão, visão e valores da empresa. Mas as ideias não podem ficar apenas no papel. Elas precisam ser executadas. É nesse momento que o planejamento estratégico chega no planejamento tático;
- Planejamento tático: então, a partir das ideias definidas no planejamento estratégico, chegou a hora de elaborar as ações efetivas para viabilizar e tornar realidade a missão, visão e valores da empresa. O planejamento tático fica a cargo disso, tirando ideias do papel e as colocando em prática. Mas, na hora de efetivar uma ação, será necessário o planejamento operacional;
- Planejamento operacional: é a execução, de fato, das ações propostas nos planejamentos anteriores. Ele está presente no dia a dia da empresa. E assim, auxilia gestores e colaboradores nas questões práticas envolvendo os processos da empresa.
Invista em uma empresa de consultoria
Colocar em prática o planejamento estratégico, tático e operacional nem sempre é uma tarefa fácil. Cada empresa possui suas próprias características. A real situação do negócio e o contexto onde está inserido também é super relevante para elaborar melhores estratégias.
Por isso, para criar estratégias assertivas e eficientes, contar com uma consultoria especializada é a melhor solução. Nesse sentido, a Max Up Consultoria vai auxiliar a sua empresa a colocar em ação as melhores estratégias. Seu objetivo é o crescimento saudável do negócio.
E tudo isso pensando no sucesso do empreendimento a longo prazo, por meio de ações efetivas e sustentáveis. A Max Up conta com uma equipe especializada em encontrar as melhores soluções para a sua empresa. Isso levando em conta as demandas e especificidades de cada processo.
Então, para começar a pensar em um futuro de sucesso para sua empresa, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.