A análise de gestão empresarial é um processo muito importante para qualquer empresa. Mesmo assim, ele está sujeito a erros. No mundo dos negócios, falhas sempre podem acontecer e isso é normal.
Porém, o gestor tem que fazer de tudo para evitar erros que podem custar caro para o negócio! Um bom administrador vai saber olhar de forma mais ampla e abrangente seu segmento de atuação. Além disso, também conseguirá identificar erros cometidos por outras empresas de modo a evitá-los.
Dessa forma, o gestor poderá se “prevenir” e fazer uma análise de gestão empresarial eficiente e com o mínimo de falhas possível! Então, nesse artigo, falaremos mais a respeito desse assunto.
Primeiro, veja o que é a análise de gestão e sua importância. Confira também os principais tipos colocados em prática no mercado e, finalmente, os erros mais comuns dessa área!
O que é a análise de gestão empresarial e qual é a sua importância?
Toda empresa trabalha com objetivos traçados e, para alcançá-los, os gestores precisam adotar uma série de medidas. Elas compõem a gestão empresarial e visam controlar todas as atividades da empresa.
De forma mais ampla, a gestão empresarial tem como finalidade melhorar a produtividade, diminuir custos e viabilizar um maior controle de todas as operações de uma empresa.
Nesse sentido, a análise de gestão empresarial tem um papel fundamental. Ela vai determinar se as medidas adotadas pelos gestores estão surtindo efeito para o crescimento do negócio.
Esse processo consiste em mensurar os resultados de cada iniciativa, levando em conta os objetivos estipulados para cada uma. Mas existem várias formas de fazer isso, ou seja, inúmeros tipos de análise de gestão. E falaremos sobre os principais a seguir.
Antes, queremos ressaltar a importância da análise de gestão para o seu negócio. Ela permite um crescimento coordenado da empresa, por meio do planejamento condizente com a realidade do segmento de atuação dela.
Sem uma análise de gestão, a empresa pode se desviar do caminho certo, ou seja, perder o rumo. E, diante da demora em identificar esse desvio de rumo, ele pode ser determinante para o insucesso do negócio. E isso pode até mesmo levar ao fechamento da empresa.
Assim, a análise de gestão empresarial vai identificar falhas nos processos de gestão em tempo ágil. Tudo para haver a devida correção ou adaptação.
Tipos de análise de gestão empresarial
A análise de gestão pode ser feita de diversas formas, de acordo com o foco principal dos gestores da empresa. Desse modo, destacamos os seguintes tipos de análise de gestão:
Análise com foco em processos
Nesse caso, a análise de gestão vai olhar mais de perto para os processos envolvidos em todos os setores do negócio. A busca é pela otimização dos processos, ocasionando uma redução de custos. E, ao mesmo tempo, ações mais efetivas para o crescimento da empresa.
Análise com foco nos resultados
Aqui o foco é alcançar metas pré-estabelecidas, ou seja, atingir os objetivos propostos pelos gestores. Assim, os principais objetivos dessa análise é aumentar a lucratividade e participação da empresa no seu segmento de atuação.
PDCA ou Ciclo de Deming
Essa é a metodologia de gerenciamento que foca na melhora contínua dos processos. PDCA é uma sigla em inglês para Plan (Planejar); Do (Fazer); Check (Checar); Act/Adjust (Agir ou Ajustar).
O nome já diz tudo, não é mesmo? Esse conjunto de práticas consiste em um ciclo que se repete ininterruptamente dentro de uma empresa. E isso sempre visando o aperfeiçoamento dos processos.
Principais erros da análise de gestão empresarial
Levando em conta tudo o que falamos até aqui, podemos citar alguns erros da análise de gestão empresarial. Separamos aqui os 8 principais, que devem ser evitados a qualquer custo.
Falta de planejamento
A falta de planejamento é a raiz de grande parte dos problemas empresariais. Afinal, um gestor que se planeja estará mais bem preparado para as adversidades que costumam surgir durante a jornada.
Então, para evitar esse erro, invista tempo e recursos para um elaborado planejamento financeiro. Mesmo diante da necessidade de um investimento maior no começo, com certeza você vai economizar lá na frente. Tudo isso para evitar outros erros e prejuízos.
Ausência de registros das informações
Querendo ou não, todos os outros erros que vamos citar aqui possuem relação com o planejamento financeiro. A ausência de registros das informações obtidas, por exemplo, demonstra uma falha grave no planejamento da empresa.
Não basta ter acesso às informações sobre a gestão empresarial, é essencial mantê-las armazenadas para constantes consultas e análises. O intuito será sempre melhorar os processos com base nessas informações.
Negligência no fluxo de caixa
O fluxo de caixa pode ser um sinal importante para os gestores identificarem falhas na gestão empresarial. Assim, registrar todas as entradas e saídas do caixa é essencial para a empresa. Ainda mais quando você tem objetivos e metas traçadas para a expansão do negócio.
Negligenciar o fluxo de caixa ou simplesmente deixar de fazê-lo não é algo recomendado. E isso independentemente do tamanho e segmento da sua empresa.
Falta de acompanhamento dos KPIs
Em suma, os KPIs são indicadores de desempenho importantíssimos para qualquer negócio. Eles vão ajudar os gestores a medir o sucesso das ações propostas para a gestão da empresa. E isso com números e dados reais, que vão direto ao ponto e demonstram de forma eficiente se a empresa está no caminho certo.
Deixar de utilizar um sistema de gestão
Os sistemas de gestão conseguem reunir em um só lugar várias ferramentas essenciais para a administração da empresa. Eles contam com tecnologia de ponta. Assim, ajudam a facilitar a atuação dos gestores e reunir informações confiáveis a respeito do desempenho do negócio.
Misturar despesas particulares
As despesas particulares dos gestores não podem ser misturadas com as despesas da empresa. Isso vai influenciar negativamente em vários processos, incluindo fluxo de caixa, KPIs e outros mais. Na prática, o gestor não vai ter em mãos dados confiáveis e isso pode mascarar erros cruciais para o futuro do negócio.
Falhar em relação aos deveres fiscais
Cometer erros no que diz respeito aos deveres fiscais vai causar um enorme prejuízo para a empresa. Essas falhas ocasionarão sanções, multas e prejudicará a reputação do negócio! Para ficar tudo certo com os impostos e taxas, tenha uma equipe contábil de confiança.
Não dar atenção para a concorrência
Outro erro na análise de gestão é fechar os olhos para o que está acontecendo ao seu redor no que diz respeito às práticas empresariais.
Olhar para a concorrência é fundamental para entender o mercado e suas tendências. Além disso, você pode identificar os erros cometidos pelos concorrentes para evitar cometê-los no seu negócio.
Converse com a Max Up
A Max Up Consultoria vai te ajudar na análise da gestão empresarial da sua empresa de forma séria, responsável e assertiva. Contamos com uma equipe especializada para otimizar os resultados do seu negócio.
E tudo isso por meio de muito estudo, análises e práticas saudáveis de gestão. Elas farão toda a diferença para você alcançar os objetivos traçados e crescer no seu segmento de atuação.
A Max Up fará uma análise completa da situação atual do seu negócio e tudo com muita transparência e efetividade. Então, entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos ajudá-lo na gestão completa da sua empresa.