Toda empresa conta com inúmeros processos no seu dia a dia. Sem eles, a existência do negócio seria inviável. Os processos servem para organizar e integrar todos os departamentos da empresa.
Mas como saber se os processos estão eficientes e satisfatórios? Por meio dos indicadores de processos! Eles vão mostrar os resultados da sua empresa e ajudar os gestores a identificar as melhores oportunidades de negócio.
Assim, sua empresa vai conseguir aperfeiçoar os processos. Tudo visando o crescimento empresarial e proporcionando a completa saúde financeira do negócio.
Mas quais são esses indicadores e por que eles são tão importantes? A seguir separamos mais informações sobre esse assunto tão relevante. Confira!
O que são indicadores de processos?
Os indicadores de processos também são chamados de KPI, sigla em inglês para Key Performance Indicator. Como o próprio nome já diz, eles representam indicadores. Seu objetivo é determinar se os processos e tarefas da empresa estão satisfatórios.
Como já destacamos, toda empresa possui inúmeros processos que viabilizam o andamento do negócio. Avaliar a qualidade desses processos se mostra fundamental para o sucesso da empresa.
Assim, os indicadores de processos possuem justamente essa finalidade. Com diversas métricas e ferramentas, eles vão demonstrar a qualidade de cada processo da empresa.
Dessa forma, os gestores terão uma visão mais assertiva em relação a cada setor do negócio e tomarão as melhores decisões. Isso porque os indicadores são diretos e não escondem a realidade. Na sequência vamos ver quais os indicadores mais importantes para uma empresa!
Por que os indicadores de processos são tão importantes?
Quando falamos em indicadores de processos, precisamos ter em mente que eles vão permitir que os gestores tomem as melhores decisões quanto ao futuro do negócio.
Mas como isso acontece? Ao observar o que os indicadores mostram, o gestor vai traçar metas e objetivos mais eficientes e com maiores chances de sucesso. Afinal de contas, os números nunca mentem!
Só que ainda existem outras vantagens em colocar em prática os indicadores de processos. Por exemplo, a empresa vai identificar os gargalos de produtividade, aproveitar melhor os recursos, otimizar o tempo dos colaboradores e verificar a rentabilidade dos produtos e serviços oferecidos.
Ou seja, os indicadores de processos são fundamentais se você quer promover o crescimento da sua empresa. E isso por meio da escalabilidade do negócio.
Conheça os indicadores de processos mais importantes para uma empresa
Separamos abaixo os 10 principais indicadores de processos para você colocar em prática na sua empresa.
Indicador de Produtividade
Não poderíamos deixar de começar com esse indicador. Afinal, a produtividade da empresa é um dos pontos mais relevantes para analisar a saúde do negócio.
Podemos dizer que um problema na produtividade é um sintoma clássico de que a empresa não vai bem. Por exemplo, poderíamos comparar esse sintoma com uma febre. Quando a pessoa está febril, sabe-se que algo está errado. Mas existem muitas possibilidades e é preciso investigar a causa da febre.
Nesse caso, analisando a produtividade da empresa, você vai ter uma noção se os recursos estão sendo bem utilizados e se a qualidade dos produtos/serviços está satisfatória.
Se o indicador produtividade estiver aquém do esperado, a empresa precisa ligar o sinal de alerta e investigar as causas do problema. A fórmula para determinar a produtividade de uma empresa é a seguinte:
Produtividade = (quantidade de produtos ou serviços produzidos / quantidade de recursos utilizados)
Indicador de Eficiência e Efetividade
Poderíamos separar o indicador de eficiência e o de efetividade, mas eles são bastante semelhantes. O indicador de eficiência avalia a utilização dos recursos da empresa. Quanto mais a empresa conseguir produzir com uma quantidade X de recursos, melhor!
Ou seja, o objetivo é produzir mais, com menos recursos, sem prejudicar a qualidade do produto ou serviço. Esse indicador tem como principal finalidade identificar desperdícios.
Já o indicador de efetividade reúne a eficiência e eficácia na utilização dos recursos. Assim, além da quantidade de recursos utilizados, a efetividade visa observar se eles estão sendo aplicados de forma adequada nos processos da empresa.
Indicador de Qualidade
Toda empresa possui um parâmetro de qualidade a ser cumprido. Podemos mencionar o setor de controle de qualidade da empresa. Muitas empresas não possuem esse departamento. Mas, mesmo assim possuem regras de qualidade previamente estabelecidas.
Assim, o indicador de qualidade visa identificar a quantidade de produtos que estão sendo produzidos dentro dessas regras de qualidade. Ou seja, quantos produtos não atendem aos parâmetros mínimos de qualidade? Quanto maior for esse número, pior para a empresa. A fórmula para obter esse indicador é a seguinte:
Qualidade = (Total de produtos em conformidade com os parâmetros de qualidade / total de produtos produzidos) x 100
Dessa forma, você vai dividir o total de produtos dentro dos padrões de qualidade pelo total de produtos produzidos. E, depois, vai multiplicar o resultado por 100.
Vamos ver um exemplo. Uma empresa produz 100 mil peças por mês e 85 mil estão dentro dos parâmetros de qualidade. Nesse caso, o percentual de qualidade será de 85%.
Indicador de Lucratividade
Esse indicador é bem mais simples. Ele faz a análise do lucro da empresa de acordo com a receita gerada com as vendas. O indicador de lucratividade vai mostrar, de fato, se a empresa está sendo lucrativa ou não. A fórmula é a seguinte:
Lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100
Ou seja, você vai dividir o lucro líquido pela receita total e depois multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, uma empresa que gera 80 mil de receita total e 15 mil de lucro líquido, vai alcançar uma lucratividade de 18,75%.
Indicador de Turnover
O turnover representa quantos colaboradores saíram da empresa em determinado período de tempo. Na prática, esse indicador avalia a rotatividade da equipe. Se estiver muito alta, algo pode estar errado. Quanto menor o turnover, melhor para a empresa no geral.
Afinal, os gestores gastam muito dinheiro e energia com essa rotatividade, que acaba sendo prejudicial para a empresa e também para os profissionais. A fórmula para esse indicador é a seguinte:
(Admissões + demissões / total de colaboradores) x 100
Por exemplo, se a empresa teve, em um determinado período de tempo, 40 admissões e demissões, e conta com 100 funcionários, a taxa de turnover será de 40%, considerada alta.
Indicador de Rentabilidade
Nesse caso, o indicador de rentabilidade mede o total que foi investido na empresa e o lucro obtido dentro de um determinado período de tempo. Assim, divida o lucro pelo valor investido e veja se o resultado está satisfatório.
Indicador de Valor
O indicador de valor tem como objetivo avaliar a percepção do cliente em relação a imagem da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de pesquisas e outros feedbacks. Mas, para isso, os demais processos citados aqui precisam estar funcionando adequadamente. Eles irão afetar o indicador de valor.
Indicador de Ociosidade
O indicador de ociosidade tem como objetivo identificar quanto tempo os equipamentos e os colaboradores da empresa ficam parados durante a jornada de trabalho. Além disso, esse indicador visa mostrar como esse tempo de ociosidade está prejudicando os processos da empresa.
Indicador de Stock Out
Por fim, temos o indicador de Stock Out, que representa quantas vezes determinado produto ficou em falta no estoque. Esse indicador pode ser medido em dias. Por exemplo, o produto X ficou em falta durante 10 dias no último mês. Acima isso é ruim, pois produtos em falta no estoque prejudicam a imagem da empresa perante o cliente.
Então, esses são os 10 principais indicadores de processos para você colocar em prática na sua empresa. Mas, para ter excelência ao cumprir esse objetivo, não deixe de contar com uma empresa especializada no assunto.
A MaxUp Consultoria vai te ajudar na aplicação e análise dos indicadores de processos mais eficientes para sua empresa. Além disso, somos especialistas na busca por soluções, levando em conta as especificidades de cada negócio. Entre em contato conosco e saiba mais.