Todos os empreendedores que abrem um negócio do zero sonham em alçar voos mais altos! Romper a barreira dos milhões é algo almejado pelos gestores e administradores de empresas dos mais variados ramos. Mas isso só é possível com um crescimento empresarial constante e saudável!
E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Romper a barreira dos milhões significa se consolidar no mercado por meio de práticas eficientes e estratégias de crescimento acelerado.
Mas como isso pode ser feito e o que significa na prática? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto. Veja também as estratégias mais assertivas para o crescimento milionário da sua empresa. Além disso, saiba porque é importante contar com uma consultoria especializada!
O que significa romper a barreira dos milhões em faturamento
Muitas empresas conseguem atingir milhões em faturamento, mas comprometem o futuro do próprio negócio. Isso acontece quando o crescimento empresarial não é saudável ou quando há falta de planejamento.
Dessa forma, o segredo não é simplesmente romper a barreira dos milhões. Mas é preciso manter o faturamento lá em cima por bastante tempo. Aqui vale aquele velho ditado: o mais difícil não é chegar no topo, mas se manter nele.
Por isso, ao longo dos anos, exemplos de empresas que ruíram após atingir milhões em faturamento não faltam. Com certeza você não quer cometer esse erro no seu negócio. Afinal, quanto mais alto o voo, maior pode ser a queda!
Assim sendo, para romper a barreira dos milhões e manter a empresa no caminho do sucesso, você vai precisar superar desafios e ter um planejamento financeiro completo. Fazendo isso e minimizando os erros, sua empresa tem tudo para se manter acima dos milhões no quesito faturamento.
Desafios do crescimento em empresas de alto desempenho
Quanto maior a empresa, maiores os desafios para que o alto desempenho seja mantido. E, até a empresa alcançar números desejáveis, terá que vencer obstáculos importantes. Vamos ver alguns a seguir.
Elevados custos iniciais
Quem deseja entrar para determinado segmento vai ter que estar preparado para arcar com altos custos de inicialização. Alguns mercados exigem grandes investimentos iniciais. Por exemplo, se você quiser abrir uma empresa do ramo da construção civil, precisará ter um capital grande para dar o pontapé inicial.
Outro exemplo muito atual são as empresas de tecnologia, ou as famosas startups. Eles exigem muito investimento, tanto na tecnologia que será empregada como em pessoal qualificado. Isso é fundamental para que o negócio cresça de forma satisfatória.
Para superar esse desafio, o segredo pode estar nas parcerias ou até mesmo na terceirização de serviços. Isso vai reduzir os custos iniciais e viabilizar a entrada da empresa no segmento correspondente.
Barreiras regulatórias
Colocar uma empresa para funcionar não é tarefa fácil. Você terá que cumprir uma série de normas e diretrizes, de acordo com a área escolhida.
Por isso, algumas empresas encontram barreiras regulatórias difíceis de transpor. Muitas, inclusive, desistem antes mesmo de o negócio estar inserido de forma consistente no mercado.
Por exemplo, se a sua empresa for do ramo da saúde, vai precisar cumprir com uma série de normas e aprovações. Tudo de acordo com os produtos ou serviços prestados. A solução é contar com especialistas para tratar dessa parte burocrática.
Dificuldade em acessar canais de distribuição
Aqui, estamos falando basicamente das vendas dos seus produtos. Algumas empresas sentem dificuldade em conseguir novos clientes, principalmente quando a atuação dos concorrentes é representativa.
Pense, por exemplo, em empresas como a Amazon, que controla um segmento específico (nesse caso, estamos falando do setor varejista). Agora, imagine uma empresa nova que pretende concorrer com ela
Com certeza essa empresa vai sentir enormes dificuldades para acessar os canais de vendas. A solução? Quem sabe buscar canais alternativos. Isso inclui, por exemplo, vender diretamente para seus clientes de maneira online ou contar com parceiros como afiliados digitais.
Fortalecimento dos concorrentes
Essa barreira tem relação com o que falamos no tópico anterior. Algumas marcas são tão fortes que praticamente impedem o crescimento empresarial das concorrentes.
Na prática, elas dominam o mercado. Se isso é bom para elas e para seus clientes, é ruim quando pensamos de forma mais abrangente. Afinal, novas empresas ficam incapazes de romper a barreira dos milhões (mesmo que elas ofereçam um produto de ótima qualidade).
Para ultrapassar essa barreira, a empresa vai ter que investir na construção de uma identidade própria. Para tanto, é fundamental direcionar a marca para um público específico. Ou seja, ela precisa começar se fortalecendo em determinado nicho, para tentar enfraquecer a concorrência nesse nicho.
Estratégias para acelerar o crescimento de empresas milionárias
Estes são alguns dos principais desafios enfrentados por empresas de alto desempenho. Agora vamos ver algumas estratégias para acelerar o crescimento empresarial delas.
Estabeleça metas
Uma empresa que pretende crescer precisa estabelecer metas, principalmente a longo prazo. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, as metas não envolvem apenas lucratividade.
É essencial ter uma visão de futuro, com objetivos para os anos seguintes e não apenas para os meses posteriores. Todos os segmentos da empresa necessitam de metas transparentes e bem traçadas. Essas metas precisam ser transmitidas de forma clara para todos os colaboradores.
Assim, os gestores tomarão as melhores decisões e as pessoas compreenderão o porquê de cada decisão. Afinal de contas, eles terão consciência das metas da empresa.
Determine uma meta principal
Elaborar várias metas é bom, mas é fundamental ter em mente uma meta principal a longo prazo para a empresa. Por exemplo, o negócio visa apenas o lucro ou contribuir efetivamente com soluções inovadoras para o segmento de atuação?
Ou ainda, a empresa pretende incentivar a formação de novos profissionais, estando disposta a investir em carreiras de sucesso? A meta principal da empresa é o espinho dorsal do negócio, ou seja, não é negociável! Enquanto as demais metas podem ser reajustadas, essa é intocável!
Defina prioridades
Além da meta principal e das metas secundárias, tenha em mente algumas prioridades para a sua empresa. Durante o ano, talvez você se depare com muitas oportunidades. Acontece que boa parte das empresas deseja abraçar todas elas.
Isso não dá certo para a maioria, pois a empresa não conseguirá se dedicar ao máximo para todas as oportunidades que surgirem. Assim, quando tiver várias oportunidades em mãos, analise as mais vantajosas. Em seguida, escolha um número viável (para a empresa dar conta do recado). Assim você garante as melhores oportunidades e pode investir tempo e recursos nelas.
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A Max Up é especializada em promover o crescimento empresarial da sua empresa. Contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificados. Estamos prontos para oferecer um atendimento personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio.
Isso é feito por meio da viabilização de um planejamento estratégico detalhado. Temos como a base na construção de definição de objetivos a serem executados por etapas práticas.
E, durante todo o processo, a Max Up está oferece um atendimento baseado na transparência e honestidade. Nosso foco está na boa comunicação com os gestores do negócio. Assim, você saberá a real situação da sua empresa e terá auxílio para tomar as decisões mais assertivas, visando o crescimento e consolidação da marca no respectivo segmento de atuação.
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