Hoje você vai entender como a execução de uma controladoria estratégica pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Em um primeiro momento, talvez esse termo pareça um pouco confuso. Mas ele é bem simples de entender.
Nesse sentido, o grande desafio é implementá-lo com eficiência no mundo corporativo. Dessa forma, antes de mais nada, vamos saber o que é controladoria estratégica.
Em suma, ela permite o crescimento saudável de empresas, por meio de práticas benéficas ao ambiente empresarial. Assim, a controladoria estratégica é o que controla questões como desenvolvimento e aplicação do plano de crescimento de um negócio.
Porém, diferentemente da administração convencional, aqui temos algo bem mais abrangente. Por exemplo, a controladoria estratégica vai muito além do simples controle financeiro da empresa.
Ela atua na gestão como um todo, buscando sempre encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do negócio. E o mais importante: estabelece um elo de ligação entre departamentos vitais da empresa, promovendo a integração de setores.
Por fim, a controladoria estratégica vai mostrar ao gestor onde a empresa se encontra e onde ela quer chegar em um futuro próximo. Aqui temos uma palavrinha mágica: futuro sustentável.
Dito isto, vamos ver a seguir como implementar esse tipo de estratégia no mundo empresarial.
Passos essenciais para a implementação da controladoria estratégica
A controladoria estratégica está aí para preparar sua empresa visando o futuro dela. Mas onde você quer chegar como empreendedor? Qual o principal objetivo ao aplicar esse tipo de conduta estratégica?
Bom, nesse caso temos diferentes níveis de estratégias, e todos precisam ser levados em conta. Tudo vai depender do que você planeja para seu negócio. Assim sendo, eles englobam:
- Crescimento: visa a execução de planos de ação para aumentar o valor da empresa no geral;
- Estabilidade: tem como principal intuito manter todas as unidades do negócio estabilizadas e sem percalços graves;
- Redução: aqui temos um cenário preocupante, onde a empresa ou alguma de suas unidades está dando prejuízo. Assim, será necessário reduzir operações, mantendo a saúde do negócio;
- Qualidade: atua com o foco no cliente, aumentando a retenção e satisfação dele;
- Tecnologia: visa aplicar processos tecnológicos para melhorar a funcionalidade do negócio;
- Agilidade: aqui entra aquele velho ditado: tempo é dinheiro. É essencial agilizar processos para ser competitivo no mercado;
- Desempenho Empresarial: consiste em implementar estratégias para medir o desempenho da empresa. Dessa forma, a gestão do negócio será mais assertiva.
Agora que você já sabe os vários tipos de estratégias que podem ser aplicadas em uma empresa, vamos adiante. Veja abaixo alguns passos essenciais para a implementação da controladoria estratégica.
Análise e diagnóstico
O primeiro passo é fazer uma análise estratégica de todos os departamentos da empresa. Isso precisa ser feito levando em conta a organização do negócio. E também os sistemas disponíveis para coletar todas as informações relevantes.
Por exemplo, você deve analisar a estrutura organizacional da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos. Mas não faça isso sozinho, conte com a ajuda de colaboradores ou até mesmo de uma equipe especializada. E essa dica vale também para todas as outras etapas.
Analise ainda os produtos e serviços oferecidos por você e os processos operacionais de todas as unidades da empresa. A partir disso, com todos os dados em mãos, estabeleça um diagnóstico. Ele precisa conter todas as necessidades de cada setor da empresa, visando uma melhor gestão e crescimento saudável.
Planejamento e controladoria estratégica
Já coletou todas as informações referentes ao tópico anterior? Então chegou a hora de comparar os resultados com as projeções feitas para o desenvolvimento da empresa.
Por exemplo, vamos supor que você tinha a projeção aumentar sua produção em 15% para o primeiro semestre de 2023. Mas, após a etapa de análise e diagnóstico, chegou-se à conclusão que a produção aumentou apenas 10%.
Nesse caso, você vai precisar elaborar um planejamento estratégico para recolocar a empresa no caminho certo. É preciso alcançar os objetivos traçados.
Além de detalhar todos os objetivos, é essencial encontrar formas para alcançá-los. Isso é planejamento puro!
Coleta e análise de dados
Essa etapa é realizada em sincronia com a etapa anterior. Afinal, você não tem como elaborar um planejamento estratégico sem a coleta e análise de dados.
E esse é o pilar da controladoria estratégica. Desse modo, tenha em mãos dados concretos e atualizados a respeito da saúde geral da sua empresa.
Para isso, analise a contabilidade do negócio, os balanços, processos e a gestão financeira de modo geral. Assim você vai conseguir identificar os pontos a serem aperfeiçoados visando o crescimento da empresa.
Aplicação de medidas e monitoramento
Depois de seguir todas as etapas descritas anteriormente, você vai se deparar com um grande desafio. Ele consiste em aplicar medidas eficientes para otimizar a saúde da sua empresa, viabilizando o melhor desempenho dela no mercado.
Isso requer muita dedicação e compreensão de todos os processos. Muitos empreendedores optam pela contratação de equipes especializadas em controladoria estratégica visando a aplicação de medidas assertivas.
Mas o seu trabalho não acaba após a aplicação dessas medidas. É fundamental monitorar os resultados para se certificar que tudo está dando certo. Caso contrário você pode ter surpresas desagradáveis futuramente.
Desafios na implementação da controladoria estratégica
Na teoria, a execução da controladoria estratégica pode parecer algo simples. Mas não é bem assim… Há inúmeros desafios que surgem no meio do caminho e o empreendedor precisa estar preparado para ultrapassá-los. Vejamos alguns mais comuns:
Planejamento x Cenários Reais
Tudo o que foi planejado precisa se adequar aos cenários reais que se apresentam. O contexto tem que ser levado em consideração. Por isso a aplicação da controladoria estratégica não conta com um manual pré-definido.
Cada empresa possui uma realidade e um contexto diferente. Assim, os processos são flexíveis e mudam com frequência. Muita gente se inspira em outras empresas e não entende porque as estratégias de sucesso dos concorrentes não apresentam bons resultados para o seu negócio. Se isso acontecer com você, faça a seguinte pergunta: a realidade da concorrente é a mesma que a minha?
Tempo e gestão de pessoas
O tempo é algo essencial para qualquer empresa. Demorar muito para aplicar a controladoria estratégica será prejudicial para o crescimento saudável do negócio. Por outro lado, apressar os processos também será ruim. É preciso encontrar um equilíbrio.
E, para isso ser possível, a gestão de pessoas entra em cena. Lembre-se que uma empresa é feita de seres humanos que buscam atender demandas de outros seres humanos.
Assim, a gestão de pessoas vai ajudar na implementação de uma controladoria estratégica eficiente.
Reunir as informações
Falamos antes sobre coletar informações e dados. E fazer isso é um grande desafio para a maioria dos empreendedores. Busque ter acesso a ferramentas e plataformas específicas para isso. Além disso, conte com a ajuda de pessoas qualificadas na obtenção de dados.
Mas, além de saber reunir as informações, é necessário saber interpretá-las de maneira fiel ao contexto real que se apresenta.
Novamente aqui muitos empresários preferem entrar em contato com uma empresa especializada. Por isso, para você superar todos os desafios apresentados por uma controladoria estratégica, entre em contato com a Max UP Consultoria.
Contamos com um time de profissionais qualificados que está pronto para ajudar a promover o desenvolvimento da sua empresa. Nossos métodos focam, acima de tudo, nas pessoas como forma de potencializar a gestão empresarial. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa filosofia de atuação.