O que vem em sua mente quando falamos em planejamento estratégico? Esse termo é bastante amplo, principalmente no mundo corporativo.
Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto tão relevante para empresas de todos os segmentos. E já adiantamos algo: o planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Isso porque ele vai proporcionar uma expansão saudável da empresa, levando em conta o contexto e realidade na qual ela está inserida. Caso contrário, a empresa pode até crescer, mas não conseguirá se manter em uma boa posição no mercado.
Então, para crescer e, principalmente, permanecer em um patamar elevado, o planejamento estratégico entra em ação. Dito isto, vamos saber mais sobre o tema e como colocá-lo em prática.
Planejamento estratégico: o que é e qual a finalidade
Em suma, planejamento estratégico pode ser considerado um processo minucioso que visa promover o sucesso de um negócio.
Isso é feito por meio de um conjunto de estratégias e execução de processos que buscam alcançar objetivos previamente traçados.
Assim, esse planejamento consegue traçar os rumos da empresa, mostrando o caminho a ser seguido visando os melhores resultados possíveis.
Neste sentido, o planejamento estratégico anda junto com os chamados objetivos estratégicos. Definindo metas claras e precisas para sua empresa, você dará o primeiro passo para conseguir implementar esse processo.
Além do mais, isso pode ser feito conforme a realidade da empresa. Por exemplo, alguns planejamentos estratégicos são aplicados de forma anual. Outros, mensalmente. E há ainda aqueles de tempo indeterminado, até que os resultados sejam alcançados.
Então, a finalidade disso tudo é contribuir para o crescimento saudável da empresa. E aqui está justamente a importância desse planejamento.
Ele prevê o impacto que as ações terão no futuro do negócio. Podemos comparar o planejamento estratégico com uma bússola que mostra a direção certa para uma embarcação.
Assim como a bússola, o planejamento estratégico vai guiar a empresa para o caminho onde ela quer chegar.
Como elaborar um planejamento estratégico eficiente
Elaborar um planejamento estratégico envolve a execução de uma série de processos. Alguns deles são bem simples, outros requerem mais atenção. Vamos ver quais são.
Responda algumas perguntas básicas
Antes de mais nada, você precisa responder algumas perguntas básicas a respeito da sua empresa. Por exemplo, por que ela existe? Onde ela está agora e onde pretende chegar? E, o principal, como fazer com que seu empreendimento chegue no lugar almejado?
Registre em algum lugar essas perguntas e as suas respostas. Mentalize isso, buscando perceber os pontos fortes e fracos da empresa. Assim, você conseguirá estabelecer as melhores metas e uma gestão mais eficiente.
Faça um diagnóstico
A partir da etapa anterior e agregando outras informações, procure estabelecer um diagnóstico geral da empresa. Também deixe tudo isso registrado. Ele envolve definir questões como:
- Encontrar os pontos fortes da empresa;
- Identificar também os pontos fracos em relação a sua área de atuação e aos concorrentes;
- Definir os pontos a serem aperfeiçoados para o crescimento do negócio.
Depois de encontrar os pontos fortes e fracos da empresa, você estará apto a dar continuidade ao planejamento estratégico.
Defina objetivos
Planejamento estratégico sem objetivos não existe! Aqui, você e sua equipe precisam refletir sobre os objetivos a curto, médio e longo prazo da empresa.
Nesse caso, volte para o primeiro processo e reflita novamente sobre onde sua empresa está e onde ela pretende chegar. Mas aqui é preciso ir além, ampliando e complementando esse questionamento.
Essa etapa também está interligada com a missão, visão e valores da empresa. Tudo precisa estar dentro da realidade e contexto empresarial. Muitas empresas estabelecem missões e valores utópicos que jamais serão alcançados. Eles não servem apenas para atrair clientes, mas para guiar sua equipe ao caminho do sucesso.
Assim, defina todos os objetivos da empresa e compartilhe-os com seus colaboradores.
Formule e aplique uma estratégia eficiente
Para alcançar qualquer objetivo, é super importante formular uma boa estratégia. Para a melhor tomada de decisão, ouça as pessoas que estão no dia a dia da empresa. E claro, leve em conta a opinião delas.
Visando a elaboração da melhor estratégia, leve em conta principalmente aquela questão que destacamos no início: onde sua empresa quer chegar?
Depois de elaborar a estratégia que considera mais assertiva, chegou a hora de colocá-la em prática. Execute esse planejamento estratégico conforme o programado. Mas sempre levando em conta que o mercado está em constante transformação.
Ou seja, talvez seja preciso fazer ajustes na estratégia ao longo do caminho. Esteja aberto a isso e ouça sempre as opiniões de quem entende do assunto.
Por fim, após formular e aplicar a estratégia, acompanhe os resultados obtidos com ela. Isso também é muito importante para ajustes e adaptações muitas vezes necessárias.
Se todos os envolvidos trabalharem em harmonia e seguindo uma mesma filosofia, seu planejamento estratégico tem tudo para dar certo.
Os erros que devem ser evitados
Criar estratégias assertivas é, acima de tudo, evitar erros básicos no que diz respeito a esse assunto. As principais falhas envolvendo o planejamento estratégico são:
- Falta de transparência nas ações desenvolvidas pela empresa. Isso causa uma série de dúvidas e colocando em xeque a confiança dos colaboradores nas ações elaboradas;
- Falta de acompanhamento das ações. Afinal, não basta apenas colocar em prática as estratégias, é primordial acompanhar o desempenho delas diariamente;
- Ausência de metas objetivas, já que muitas empresas tendem a complicar muito o planejamento estratégico. Isso resulta em planos confusos que não são compreendidos pela maioria dos colaboradores. Em muitos casos, os próprios gestores ficam confusos em relação as ações elaboradas. Quando mais clareza nas informações, melhor;
- Falta de indicadores, que mostram, de fato, se as estratégias estão dando certo ou não. Monitorar o desempenho por meio das mais variadas métricas é fundamental para concluir se o planejamento estratégico está cumprindo com o seu objetivo;
- Exclusão de integrantes da equipe, pois todos os colaboradores precisam estar envolvidos com as estratégias desenvolvidas pela empresa. Em algumas situações, por exemplo, empresas simplesmente excluem setores inteiros do planejamento estratégico. Isso não tem como dar certo lá no final.
Os benefícios do planejamento estratégico
Você ainda tem dúvidas da importância do planejamento estratégico para sua empresa? Então vamos encerrar esse artigo de uma forma diferente. Você vai ver 4 benefícios de adotar esse tipo de planejamento para seu negócio:
- Mais motivação: para colaboradores, gestores e todos os que fazem parte da empresa. Eles ficarão mais confiantes, pois saberão o caminho a ser trilhado e onde a empresa quer chegar;
- Maior produtividade: a empresa vai poder otimizar processos, organizar melhor suas atividades e priorizar algumas tarefas. Resultado: melhor rendimento de todos;
- Melhor tomada de decisões: você vai saber exatamente quais as decisões mais assertivas a serem colocadas em prática;
- Melhor alinhamento da equipe: todas as suas equipes de trabalho atuarão em sintonia. O planejamento estratégico promove um alinhamento completo entre os setores da empresa.
Então, para um planejamento estratégico eficiente, não deixe de entrar em contato com uma empresa especializada no assunto. Por isso a Max Up Consultoria pode ajudar a sua empresa a crescer de forma saudável.
Fale conosco e veja como nossa equipe atua na elaboração das melhores diretrizes. Vamos te ajudar a alcançar os objetivos estipulados pelos gestores de empresas dos mais variados segmentos.