Na terça-feira, 18 de junho, realizamos o IX Café com Gestão, dedicado ao desenvolvimento de estratégias para impulsionar lucros através da implementação de processos bem elaborados nos negócios. Tivemos a honra de receber uma convidada especial que colaborou com o tema: Layla Alves, Gerente de Qualidade da Ki Máximo.
Em seu painel, Marcos Reis, Sócio Fundador da Maxup e Power Gestão, definiu o conceito de processos como a execução organizada de uma atividade com início, meio e fim. Ele destacou que os processos estão presentes em todas as áreas, desde o simples ato de amarrar os cadarços dos sapatos até as complexas operações financeiras de uma empresa.
Em relação à aplicabilidade empresarial, Marcos destaca sobre como é possível melhorar os resultados através dos processos por meio dos seguintes tópicos:
- Crescimento sustentável: Processos bem organizados promovem a tendência a um crescimento sustentável para a empresa.
- Identificação de gargalos: Processos mapeados permitem a visualização de gargalos operacionais.
- Tomada de decisões baseada em dados: O mercado é movido por números, dados e fatos. O acompanhamento dos processos gera indicadores essenciais para fundamentar decisões estratégicas e aumentar a credibilidade.
- Delegação e planejamento: Indicadores eficientes facilitam a delegação de responsabilidades e orientam o planejamento e a execução de planos de ação.
Marcos concluiu enfatizando que o mercado exige constante melhoria e adaptação das empresas. Ele alertou que falhas nos processos resultam em perdas financeiras, muitas vezes invisíveis, como o tempo desperdiçado em execuções mal definidas. Tais perdas poderiam ser mitigadas através de ações bem monitoradas e processos estabelecidos.
No segundo momento, tivemos um bate-papo com Layla Alves, Gerente de Qualidade da Ki Máximo, sobre a sua atuação dentro da empresa no que tange a organização. Layla cita alguns benefícios que os processos bem definidos geram, como: Eficiência e otimização operacional; Padronização de atividade e capacitação/desenvolvimento de pessoas; Melhoria na comunicação com o colaborador e Gestão de riscos e auxílio à tomada de decisão. Quando questionada sobre os sinais que indicam a necessidade de revisão de um processo, Layla enfatizou que a análise de custo-benefício é o principal indicador. Essa avaliação permite identificar oportunidades para aumentar a lucratividade e melhorar a eficiência operacional.
Em continuidade, Layla aborda sobre o mapeamento de processos. A palestrante explica ser de extrema importância entender as pessoas chaves das atividades e sua forma de comunicação mais eficiente, seja por imagens, áudios ou textos. Além disso, destacou a necessidade de identificar a causa-raiz, utilizando ferramentas como os Cinco Porquês para esse fim. Concluindo, Layla reforça que os processos precisam ser avaliados por indicadores para ser possível medir a eficiência e com isso, é imprescindível: Definir processos fidedignos; Clarificar os objetivos estratégicos aos colaboradores; Identificar as áreas críticas de desempenho do setor; Definir metas claras; Escolher os indicadores relevantes; Estabelecer frequência e responsabilidade e Engajar a equipe.
Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas enfrentam constantes exigências de melhorias, eventos como o Café com Gestão são essenciais para nossa atualização e crescimento.
Agradecemos aos palestrantes por compartilharem seus insights e experiências e desejamos que esses aprendizados nos impulsionem a alcançar novos patamares de sucesso empresarial.
Finalizo com uma frase inspiradora de Layla Alves: “Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda!”
Escrito por Gabriel Andrade, Consultor da Maxup Consultoria