As estratégias de crescimento são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Não importa o nicho de atuação do negócio, colocar em prática ações planejadas vai propiciar o que chamamos de diferencial.
O diferencial é a “cereja do bolo” das empresas. É o que faz de fato o negócio ser único e se destacar no segmento correspondente.
Porém, muitas empresas sentem dificuldade em criar esse “algo diferente”, principalmente em um ambiente econômico instável. Nesse sentido, as estratégias de crescimento exercem um papel fundamental.
Em suma, podemos resumir tudo isso em uma frase que enche os olhos dos empreendedores: vender e lucrar mais. Por isso, veja a seguir no que consistem as estratégias de crescimento. Conheça as 5 mais eficientes e ainda veja como aplicá-las no ambiente corporativo.
O que são estratégias de crescimento empresarial?
Vender mais não é algo que acontece da noite para o dia. Mesmo ações específicas, como as famosas promoções que agitam o comércio, por exemplo, exigem planejamento e estratégias pré-definidas.
Dessa forma, podemos considerar como estratégia de crescimento TODA ação que visa alavancar um negócio. E isso envolve processos que exigem enorme atenção por parte dos gestores das empresas.
A partir da elaboração das estratégias de crescimento é possível obter inúmeras informações preciosas. E elas serão muito úteis para o futuro do negócio. Isso envolve, por exemplo, os objetivos possíveis e previsões a respeito do segmento de atuação da empresa.
Assim sendo, além de identificar as oportunidades de crescimento, essas estratégias possuem um papel ainda mais amplo. Elas visam a correção de processos. E assim, consequentemente, a retomada de rumos da empresa em busca do sucesso a médio e longo prazo.
Bom, mas, na teoria, tudo sempre é bonito e fácil de ser colocado em prática. Só que, na vida real, não é bem assim. As empresas encontram enormes dificuldades para elaborar e colocar em ação as estratégias de crescimento.
Por isso sempre destacamos a importância de contar com uma consultoria especializada como a Max Up para ajudar nesse quesito! Bom, e visando esclarecer ainda mais as nuances desse assunto, separamos a seguir 5 estratégias de crescimento para colocar em prática o quanto antes na sua empresa.
Conheça 5 tipos de estratégias de crescimento
Poderíamos citar dezenas de estratégias de crescimento empresarial para seu negócio. Mas, como veremos adiante, muitas estão interligadas entre si. Aliás, dificilmente uma estratégia vai ficar completamente isolada das outras! Vamos começar.
Conheça seu público
Essa primeira estratégia parece a mais básica de todas, mas muitas empresas pecam na hora de conhecer o próprio público.
Antes de tudo, os gestores da empresa precisam fazer a seguinte pergunta: quem a nossa empresa busca atender?
Nesse caso, será possível definir o que chamamos de público-alvo. Ou seja, que será o mais impactado pelas ações colocadas em prática pela empresa.
Tenha em mente a seguinte lógica: para alavancar o negócio, será essencial atrair cada vez mais o público-alvo. Afinal, nenhuma empresa do mundo cresce sem a participação de pessoas.
Na prática, como identificar o público-alvo? Existem inúmeras ferramentas para auxiliar nesse processo. Primeiramente, os gestores precisam entender toda a dinâmica do negócio e saber transmiti-la de forma clara para os colaboradores.
Muitas vezes, os gestores possuem uma filosofia de atuação, mas os serviços prestados pela empresa não refletem essa filosofia. Ou seja, ela “se perde” no meio do caminho, por falta de boa comunicação e ausência de orientações e treinamentos.
Além disso, pesquisas de opinião e demais interações com as pessoas ajudam na definição do público-alvo. A partir daí, com o público-alvo definido, a empresa vai descobrir ao natural o diferencial do negócio. Esta é outra estratégia de crescimento eficiente.
Faça parcerias sólidas
É muito comum empresas viabilizarem parcerias comerciais para alavancar o negócio. Nesse caso, costumamos dizer que isso “une o útil ao agradável”.
Assim, essa é uma das principais estratégias de crescimento empresarial. E a história mostra isso! Faça um exercício rápido de memória. Tente lembrar de parcerias de sucesso que foram feitas ao longo da história no mundo corporativo.
Com certeza você pensou em várias! E sabe por que essas parcerias geralmente dão certo? Pois elas ampliam o leque de atuação do negócio. Por exemplo, uma empresa gaúcha pode aumentar seu campo de atuação ao fazer uma parceria com uma carioca.
Desse modo, as parcerias podem envolver diversas frentes. Isso inclui fornecedores, investidores, fabricantes ou até mesmo divulgadores (algo que está muito em alta hoje em dia).
Vejamos um exemplo muito atual. Imagine o cenário onde determinada empresa busca crescer no mercado, mas ainda não possui uma presença marcante nas redes sociais.
Visando mudar esse panorama, ela pode fazer parcerias com influenciadores (que já possuem milhares e milhares de seguidores). Assim, o produto ou serviço oferecido chegará a um grande número de pessoas.
Olhe sem medo para a concorrência
Durante muitos anos as empresas observavam a concorrência à distância, com medo e receio. Ou, em alguns casos, grandes corporações simplesmente ignoravam as concorrentes!
Nem é preciso dizer que isso era prejudicial para os negócios. Essas empresas seguidamente se surpreendiam com as estratégias dos rivais. Obviamente, a surpresa se dava pelo fato de as empresas não acompanharem as movimentações dos concorrentes!
Felizmente, isso mudou. Hoje em dia, as corporações e empresas no geral acompanham o desempenho dos rivais. Isso é natural e você não deve ter medo. Afinal, todos estão lutando pelo mesmo objetivo: alavancar o negócio.
Assim, você não deve se deixar intimidar e deve saber que provavelmente não vai intimidar os outros. Ao ficar por dentro das estratégias dos concorrentes, sua empresa poderá elaborar planos de negócios que vão além, pensando justamente no diferencial (que explicamos anteriormente).
Invista no bem-estar dos colaboradores
Falamos antes sobre o fato de a filosofia da empresa não ser devidamente compreendida pelos colaboradores. Esse aspecto reflete um problema que tem relação com a qualificação dos profissionais. Estes por sua vez, está ligado ao bem-estar e valorização dessas pessoas.
Para que a filosofia da empresa seja colocada em prática (que é o que verdadeiramente importa) os colaboradores precisam se sentir bem no ambiente corporativo.
Isso envolve investimentos precisos na valorização dos seus funcionários. E não estamos falando apenas em dinheiro, mas também em tempo. Por exemplo, disponibilizar um tempo semanal para troca de ideias e para uma conversa franca com sua equipe será de extrema utilidade!
Mantenha em alta a saúde financeira do negócio
Por fim, tudo o que falamos ao longo deste texto será em vão. Isso, se a sua empresa não estiver com a saúde financeira em dia.
As finanças interferem basicamente em todas as estratégias de crescimento empresarial. Se a empresa estiver “mal das pernas”, ela não vai conseguir colocar em prática nenhuma estratégia eficiente.
Por exemplo, como fazer parcerias sólidas ou como investir no bem-estar cos colaboradores se o negócio estiver no vermelho? Então, procure manter as finanças no VERDE. Isso pode ser feito por meio seguindo algumas dicas:
- Monitore os processos, visando a identificação de falhas (que geram prejuízos);
- Delegue tarefas para pessoas qualificadas e não tente “abraçar” todas as atividades do negócio (mesmo assim acompanhe os departamentos da empresa);
- Mantenha o foco nas pessoas, para oferecer o melhor serviço/produto;
- Tenha em mente que os processos da empresa precisam estar interligados. Nesse sentido, comunicação é tudo!
Enfim, essas são apenas algumas dicas para você manter a saúde financeira da empresa em dia. E, para colocar essas e outras estratégias de crescimento em ação, conte com a ajuda da Max Up Consultoria.
Dispomos de uma equipe de especialistas que está pronta para entrar em ação e ajudar a alavancar o seu negócio. Entre em contato conosco e veja como podemos iniciar uma parceria de sucesso.