Elaborar uma estratégia de negócios é essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho dela. Sem estratégia, com certeza o negócio não será próspero!
Assim, podemos dizer que essa questão é básica para os empreendedores ou para quem quer se inserir nesse meio. Desse modo, com o passar do tempo, a estratégia pode se mostrar eficiente ou não. Por outro lado, é possível alterá-la e adaptá-la de acordo com o que o mercado exige.
Só que, obviamente, para aprimorar uma estratégia de negócios, sua empresa, primeiramente, precisa ter uma! E é justamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Veja a seguir uma definição clara do que é estratégia de negócios. Veja também como montar uma eficiente de acordo com o segmento da sua empresa.
O que é uma estratégia de negócios?
Toda empresa é norteada por objetivos. Sem eles, não haveriam motivos para a existência do negócio. Mas, para isso, uma série de ações precisam ser tomadas e processos seguidos à risca.
Assim, a estratégia de negócios consiste justamente nesse conjunto de etapas que visam o crescimento da empresa. Nesse sentido, o gestor vai escolher quais caminhos seguir e, principalmente, os que não seguir.
Ou seja, a estratégia vai ser um conjunto de ações ou espécie de “manual”. Ele indicará o que o gestor deve ou não fazer para a condução do negócio.
Além disso, a estratégia de negócios visa antecipar riscos. Ou seja, prever o comportamento do mercado de acordo com o segmento correspondente.
Ao longo dos anos, vimos muitas empresas promissoras fecharem as portas pela ausência de estratégia ou plano de negócios. E isso é uma pena. Afinal de contas, alguns negócios tinham tudo para dar certo, mas os gestores pecaram em algo que é básico.
Por outro lado, é comum encontrar certa dificuldade em definir logo de cara uma estratégia de negócios. Até porque isso não é algo simples ou que é feito da noite para o dia. É fundamental ter planejamento, foco e serenidade.
Por isso os gestores da empresa precisam trabalhar em equipe. O objetivo deve ser elaborar estratégias de negócios efetivas e viáveis de serem colocadas em prática.
Como montar uma estratégia de negócios de acordo com a sua empresa?
Não existe uma “receita de bolo” para a montagem da estratégia de negócios, porém, podemos dar dicas valiosas desse tema. Até porque cada segmento é único. Portanto, cada empresa possui características específicas que devem ser levadas em conta neste momento.
Pensando nisso e em ajudar a você criar uma estratégia assertiva, veja na sequência um passo a passo básico a ser seguido.
Defina o planejamento
O planejamento estratégico de uma empresa tem relação direta com a estratégia de negócios. Na maioria das vezes, as empresas que vão a falência são aquelas que não se planejam. Ou as que fogem completamente do que foi previamente planejado.
Nesse sentido, você pode usar uma “bússola” para determinar se a sua empresa está no caminho certo. Por exemplo, sabe aquelas definições mágicas que se encontram nos sites de todas as empresas? Estamos falando do trio: missão, visão e valores (ou ainda propósito, em alguns casos).
Com certeza a sua empresa possui algo parecido. E claro, se orgulha de compartilhar essas definições para clientes, fornecedores, colaboradores e público em geral.
No entanto, tente fazer uma reflexão para concluir se, na prática, sua empresa coloca em prática aquilo que prega. É incrível como, geralmente, as empresas esquecem em determinado momento seus valores, por exemplo.
Assim, ter uma noção clara a respeito disso vai contribuir para um bom planejamento ou ajustes em planos já estabelecidos.
Faça um diagnóstico do negócio
O diagnóstico do negócio visa esclarecer o que está dando certo ou não nos processos da empresa. Ele será essencial para a elaboração de um bom planejamento e, consequentemente, de uma estratégia de negócios.
Dessa forma, esse diagnóstico vai definir questões como demandas, falhas em processos e buscar soluções para problemas diversos.
Com isso, será possível aperfeiçoar os departamentos da empresa, alcançando uma excelência que será o diferencial do negócio no mercado.
Por exemplo, imagine uma empresa que fabrica componentes eletrônicos. Em determinado momento, percebe-se uma falha constante em determinado componente. E isso vem ocorrendo frequentemente, se tornando rotina e causando prejuízos para a empresa.
Desse modo, um diagnóstico completo (nesse caso técnico e operacional) tem como objetivo encontrar onde está o erro na fabricação dos componentes.
Esse foi um exemplo técnico, mas o diagnóstico pode ser feito em qualquer setor. Pode ser o financeiro, de logística, de Recursos Humanos, entre outros.
Em todos os casos, talvez seja importante contar com uma consultoria especializada no assunto, como a oferecida pela Max Up!
Mantenha-se próximo com os fornecedores
Para que a estratégia de negócios tenha êxito, você vai precisar contar com as PESSOAS. Sem elas, não há negócio bem sucedido.
Nesse caso, esta dica envolve principalmente os fornecedores. Mantendo uma boa relação com eles, você garante boas perspectivas para sua empresa.
Além do mais, poderá formar parcerias estratégicas, estando sempre um passo a frente em relação aos concorrentes diretos. Uma relação de proximidade com os fornecedores também vai permitir uma abrangência maior da empresa. Ou seja, o que chamamos de “abrir novos horizontes”, ampliando a área de atuação dela.
Por fim, a relação saudável com os fornecedores pode contribuir inclusive para resultados positivos nas vendas. Isso por meio de um aumento na qualidade dos produtos ou serviços prestados.
Não ignore os concorrentes
Uma boa estratégia de negócios exige atenção ao mercado. O que isso significa? Observe atentamente o que seus concorrentes estão fazendo!
Se pergunte qual é o diferencial deles e como eles podem ameaçar sua empresa a médio e longo prazo. A partir daí, você pode ter uma noção mais realista de qual estratégia colocar em prática e o momento certo de fazer isso.
Lembre-se que muitas vezes a teoria diz uma coisa, mas a realidade se mostra diferente. Ou ainda o mercado pode, naturalmente, surpreender, apresentando algo diferente das projeções. Olhar para a concorrência vai ajudar a identificar tudo isso de forma mais ágil.
Faça uma completa gestão financeira
A gestão financeira é fundamental para qualquer empresa. Não importa o tamanho do empreendimento ou o quanto ele fatura.
Dessa forma, a estratégia de negócios precisa andar de mãos dadas com a gestão financeira. Grandes empresas quebraram porque elaboraram estratégias que estavam aquém da capacidade financeira delas.
Mesmo que sua empresa tenha a melhor estratégia possível, se ela não estiver com as finanças em dia, provavelmente os resultados não serão satisfatórios.
Por outro lado, existem estratégias específicas que são elaboradas para tirar empresas do vermelho. Nesse caso, contar com uma consultoria especializada é ainda mais importante.
Qualifique sua equipe
Para finalizar, não esqueça que os colaboradores são os responsáveis por transmitir a filosofia da empresa para o público.
Por exemplo, não adianta a empresa mencionar “excelência nos serviços prestados” e não investir na capacitação constante da sua equipe!
Por isso, invista em treinamentos, cursos, palestras e outros meios de capacitação. Dessa forma, seus colaboradores contribuirão para a execução de uma eficiente estratégia de negócios.
E, se precisar de uma consultoria especializada, entre em contato hoje mesmo com a equipe da Max Up. Podemos ajudar você e sua empresa na efetivação da melhor estratégia visando o crescimento se seu negócio!