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cultura da empresa

Cultura da empresa: o que é e qual a sua importância?

  • 25/01/2024
  • 09:22

Início » Blog » Cultura da empresa: o que é e qual a sua importância?

A cultura da empresa, também chamada de cultura organizacional, é um elemento fundamental para o bom desempenho e resultados de uma organização. 

Mas o que exatamente significa esse conceito? E quais os componentes da cultura de uma empresa? 

Continue lendo, pois vamos entender melhor a seguir!

O que é cultura da empresa ou cultura organizacional?

A cultura da empresa, também chamada de cultura organizacional, pode ser definida como o conjunto de premissas, valores, crenças e sistemas de significados compartilhados que orientam e direcionam o comportamento coletivo na empresa.

Em outras palavras, trata-se de uma espécie de “personalidade” da organização, formada por normas informais aprendidas e internalizadas ao longo do tempo pelos membros do quadro funcional conforme eles interagem uns com os outros e com stakeholders externos enquanto realizam suas atividades.

Mais do que um simples conjunto de ritos, hábitos e identidade visual, a cultura organizacional determina o “jeito de ser” daquela empresa e das pessoas que lá trabalham. 

Então, ela influencia desde a maneira como os colaboradores se vestem e se comunicam até as decisões estratégicas tomadas pelos executivos.

Os padrões culturais são formados por pressupostos compartilhados sobre:

  • como as coisas devem funcionar; 
  • o que é considerado certo ou errado; 
  • quais atitudes e comportamentos são adequados e incentivados; 
  • como os líderes devem se portar; 
  • e o que é valorizado como bom desempenho por lá.

Tudo isso gera coesão social entre os membros em torno de objetivos comuns, promovendo trabalho em equipe.

Ajuda as pessoas da empresa a se sentirem parte de um propósito e objetivo maior, gerando comprometimento com metas organizacionais.

Portanto, mais do que apenas um diferencial, a cultura corporativa orienta e estabelece, mesmo que de forma não explícita, os padrões sobre o que é aceitável, esperado e almejado pelos colaboradores e gestores daquela organização específica.

Ela é uma importante fonte de vantagem competitiva e influencia diretamente resultados de negócio, engagement, satisfação das pessoas e reputação da marca. 

Por isso, é muito importante que ela seja intencionalmente desenvolvida pelos líderes corporativos.

Elementos que compõem a cultura de uma empresa

A cultura de uma empresa é formada por diversos elementos intangíveis que, quando bem definidos e alinhados, constroem a identidade organizacional que orienta o comportamento humano dentro daquela organização. 

Entre os aspectos centrais, podemos citar:

Valores

São as crenças profundas sobre o certo e errado, o bom e ruim, que norteiam as atitudes e práticas cultivadas na empresa. 

Valores como ética, transparência, respeito ao cliente, sustentabilidade e inclusão precisam ser genuinamente vividos pelos líderes e disseminados por todas as áreas por meio do exemplo.

Propósito

É a razão maior de existir da empresa, sua missão social e contribuição ao mundo. Ele confere significado para o trabalho realizado pelas pessoas e estabelece para onde todos devem caminhar. 

Uma cultura sólida precisa refletir esse propósito em cada política e processo organizacional.

Comportamentos

Como as pessoas se relacionam, se vestem, falam e tomam decisões no dia a dia também compõem aspectos importantes da cultura real de uma empresa. 

Muitas vezes esses padrões são ditados por diretores e gestores que são modelos de conduta.

Artefatos

Elementos físicos e visuais como layout do ambiente e uniformes, tecnologias e ferramentas adotadas, documentos e manuais, ritos e cerimônias, mídias internas e redes sociais também carregam consigo símbolos da cultura organizacional, explicitando ao mundo seus traços marcantes.

Histórias

As narrativas sobre a fundação da empresa, seus líderes icônicos, grandes conquistas ou superações de crises vão sendo construídas e compartilhadas internamente, transformando-se muitas vezes em lendas e mitos que incorporam valores e reforçam padrões culturais.

Todos esses aspectos tangíveis e intangíveis, quando alinhados, compõem e disseminam uma identidade cultural singular na organização.

Qual a importância da cultura da empresa?

Ter uma cultura organizacional bem definida, sólida e intensamente vivenciada é extremamente importante para o sucesso e prosperidade de qualquer empresa. 

Isso porque a cultura impacta diversos aspectos centrais, como:

Engajamento das pessoas

Em primeiro lugar, uma cultura consistente, com propósitos e valores claros, faz com que as pessoas enxerguem significado no seu trabalho. 

Isso gera satisfação e comprometimento com os objetivos coletivos. Pessoas conectadas e realizadas entregam maior produtividade.

Coesão dos times

Em segundo lugar, compartilhar crenças, normas de convívio e visão sobre o negócio aproxima as pessoas, fortalece o sentimento de pertencimento e incentiva atitudes colaborativas orientadas para metas comuns de equipe e organização.

Marca forte

Em terceiro lugar, uma cultura bem definida reflete uma identidade única da empresa, comunicando ao mercado uma diferenciação clara frente aos concorrentes e gerando reputação e preferência pela marca.

Clientes fieis

Além disso, os consumidores esperam uma experiência consistente e alinhada ao propósito e personalidade de uma empresa. 

Quando essa conexão cultural acontece de forma transparente, estreitam-se os laços emocionais com a marca.

Resultados sustentáveis

Por fim, empresas com forte cultura apresentam melhores desempenhos financeiros e de negócio no longo prazo. 

Isso ocorre porque valores realmente vividos orientam decisões assertivas dos líderes.

Portanto, descuidar da cultura pode comprometer desde o bem-estar das pessoas até a sustentabilidade dos resultados organizacionais. 

As companhias de maior sucesso do mundo, como a Southwest Airlines, Starbucks e Patagônia, reconhecem isso e adotam a gestão cultural como prioridade estratégica dos seus negócios.

Tipos de cultura organizacional 

Embora cada empresa desenvolva sua própria cultura singular ao longo do tempo, os analistas organizacionais identificaram 4 perfis culturais mais comuns, cada um com suas características distintivas:

Cultura colaborativa

Estimula trabalhar em equipe, com participação, diálogo aberto e relações de confiança entre líderes e liderados. 

As pessoas se sentem à vontade para contribuir com ideias e questionamentos. 

Então, esse tipo de cultura incentiva muito valores como respeito, humildade e trabalho em grupo. Ambiente descontraído.

Cultura orientada a resultados

Muito focada em produtividade, desempenho, metas ousadas e meritocracia. Busca incessante por eficiência, qualidade e superação de benchmarks.

Recompensas e promoções baseadas em avaliação de entregas. Celebrando conquistas coletivas, mas indivíduos muito competitivos entre si.

Cultura inovadora

Flexível e aberta à experimentação de novos modelos de negócio, soluções criativas e tecnologias disruptivas. 

Valoriza a proatividade, assunção de riscos e espírito empreendedor das pessoas. Rodízio de funções. Muitas startups encaixam-se neste perfil.

Cultura hierárquica

Alta formalização de políticas e compliance, com foco em governança e controle para minimizar riscos. Rituais e procedimentos bem definidos. 

Decisões concentradas na alta gestão. Colaboradores espectadores, com pouca autonomia. Comum em empresas tradicionais, estatais e grandes corporações.

O segredo é alinhar o perfil cultural aos objetivos estratégicos do negócio para potencializar os resultados. 

E evoluir a cultura à medida que a empresa amadurece e se desenvolve.

Conte com a MaxUp! 

Enfim, como vimos, a cultura organizacional é um ativo intangível de enorme valor para o sucesso sustentável dos negócios. Mas desenvolvê-la e fazê-la evoluir não é uma tarefa trivial para os gestores.

Exige liderança consciente, comunicação inspiradora, coerência, persistência e uma abordagem profissional de gestão da mudança cultural ao longo do tempo.

Para isso, a MaxUp possui ampla experiência, metodologias consolidadas e profissionais especializados em identificar lacunas culturais, assessorar na construção da identidade organizacional desejada e conduzir programas de transformação cultural nas empresas.

Você quer encantar seus colaboradores? Atrair e reter grandes talentos? Aumentar o engajamento e produtividade das equipes? Construir uma marca admirada e amada? Tudo isso é cultura.

Portanto, entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos apoiar seu negócio a desenvolver uma cultura sólida e alinhada à estratégia para alcançar resultados extraordinários! 

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