Um novo ano está começando e com ele a esperança de dias melhores nos negócios. Porém, nada cai do céu e é preciso muito empenho para que 2024 seja um ano de sucesso. Nesse sentido, o seu crescimento empresarial depende de atitudes assertivas e de muito, mas muito, planejamento.
Não adianta, por exemplo, continuar fazendo as mesmas coisas e, no final, esperar resultados diferentes! Para sua empresa decolar em 2024, você vai ter que ser criativo. E claro, colocar em prática ideias que antes estavam apenas no papel.
Porém, não estamos falando que essa é uma tarefa fácil, muito pelo contrário! O crescimento empresarial não consiste em uma “receita de bolo” e está repleto de desafios. Então, nesse artigo queremos te ajudar a encontrar os melhores caminhos para o sucesso da sua empresa.
Veja o que é esse famoso crescimento empresarial. Confira os desafios encontrados no meio do caminho e as melhores ações para sua empresa voar alto em 2024.
O que é o crescimento empresarial?
Essa pergunta parece simples, mas nem tanto. Muita gente pensa que crescimento empresarial é quando a empresa passa a lucrar mais. Já outros gestores imaginam que esse termo representa um aumento da área de atuação da empresa. Isso sem que haja, necessariamente, um aumento dos lucros.
Na verdade, crescimento empresarial é uma mistura de tudo isso. Assim, ele ocorre quando uma empresa começa a atingir patamares mais elevados na sua área de atuação.
Por exemplo, quando um negócio amplia sua área de atuação, passa a atender mais clientes e conquista novos espaços no mundo corporativo, podemos dizer que ele está em franco crescimento.
Outro viés do crescimento empresarial é quando a empresa investe em novas áreas de atuação. Isso amplia seu leque de produtos e serviços ofertados. Essas ações refletem no faturamento da empresa e no aumento do número de parceiros.
Nesse sentido, temos um aumento da capacidade produtiva e da rentabilidade do negócio. Mas, como destacamos lá no início, atingir esse crescimento não é simples e muitos obstáculos precisam ser superados.
Maiores desafios para o crescimento empresarial
Muitas vezes o crescimento da empresa esbarra em desafios, o que é algo comum no mundo corporativo. O segredo não é fugir deles, mas saber lidar com os percalços. Dessa forma, veja abaixo os maiores desafios enfrentados por gestores atualmente.
Aplicar preços competitivos
Quando o cliente ouve a palavra “reajuste”, provavelmente já fica com um “pé atrás” e desconfiado. Afinal, reajuste é, quase sempre, aumento de preços.
Por outro lado, muitas vezes os empresários não encontram outra saída. Só que os preços muito elevados podem barrar o crescimento da empresa. E aí, o que fazer nessa situação?
Os gestores precisam encontrar maneiras criativas de manter os preços competitivos em relação aos concorrentes. Talvez a otimização de processos internos ou troca de fornecedores, por exemplo, podem viabilizar essa questão dos preços.
Mostrar os diferenciais do negócio
Qual o diferencial do seu negócio? Os preços? Prazos de entrega? Atendimento? Condições de pagamento? Com certeza sua empresa possui um ou mais diferenciais. Mas essa informação está chegando ao seu público?
Saber mostrar os diferenciais da empresa para os clientes é um desafio corriqueiro no mundo corporativo. Por exemplo, vamos supor que você tem como principal característica a entrega rápida dos pedidos.
Nesse caso, o produto vendido por você custa X+1, enquanto o concorrente cobra apenas X, mas demora mais para entregar o pedido. Assim, como você vai explicar para novos possíveis clientes que seu preço é um pouco mais elevado, mas que isso compensa por causa da agilidade nas entregas?
Tomar as melhores decisões
O crescimento empresarial está relacionado às melhores tomadas de decisões por parte dos gestores da empresa. Afinal, o dia a dia do empreendedor é cheio de decisões a serem tomadas e todas em tempo ágil.
Por isso, parte dos empresários se atrapalha e acaba escolhendo caminhos não tão bons para a empresa. O medo de gerar prejuízos, por exemplo, pode simplesmente travar a iniciativa do gestor.
Nesse sentido, é importante que o empresário esteja cercado de pessoas competentes e que saiba dividir as responsabilidades! Ou ainda compartilhar suas decisões para ouvir opiniões diversas. Afinal, o crescimento da empresa requer participação de todos.
Manter a produtividade
Toda empresa que quer crescer precisa aumentar sua capacidade produtiva. Mas um dos grandes desafios é justamente manter a produtividade em momentos de dificuldade. Os gestores precisam ser criativos e certeiros para atender as demandas dos clientes.
Melhores ações para o crescimento empresarial
Agora vamos parar de falar em problemas e vamos focar nas soluções. Separamos abaixo 5 ações para o crescimento da sua empresa.
Mantenha contato e boa relação com os clientes
Ir em busca de novos clientes não significa deixar os clientes atuais de lado, muito pelo contrário! A sua base de clientes precisa ficar ativa. E claro, ter sempre acesso a informações relevantes sobre sua empresa, produtos e serviços prestados.
A maioria dos novos clientes de uma empresa são conhecidos ou familiares de clientes de longa data, que confiam na empresa por conta das boas referências que receberam de pessoas próximas!
Então, manter uma boa relação com a clientela mais antiga vai, com certeza, trazer novos clientes para a empresa. Além disso, se você tratar bem seus clientes, mais cedo ou mais tarde eles irão voltar!
Conheça a sua área de atuação
Talvez o seu segmento de atuação esteja mudando e você não está percebendo isso! Abra bem os olhos e observe o mundo ao seu redor. Analise seu segmento e procure conhecê-lo o máximo possível.
Assim, você vai saber as tendências do seu nicho de atuação e se ele está em alta ou não. Além disso, quais são as principais exigências das pessoas que procuram esse serviço.
Além da observação diária, você deve participar de cursos, palestras, workshops e trocar informações com outros empreendedores da mesma área. Esse intercâmbio de ideias e conceitos pode ser fundamental para o crescimento empresarial.
Fique aberto às mudanças
Como destacamos no tópico anterior, talvez seu nicho de atuação esteja mudando. Nesse caso, você tem que estar preparado para mudanças. Na verdade, sua empresa precisa estar apta a redirecionamentos e até mesmo a mudanças radicais de rota.
As mudanças envolvem principalmente assuntos relacionados à modernização e atualizações de processos. E muitos empresários ficam extremamente resistentes às mudanças. Como consequência, a empresa pode ficar parada no tempo.
Estipule metas e objetivos
Crescer de forma desordenada e desorganizada não é bom para nenhuma empresa. Caso isso aconteça e você não estiver preparado, a queda no futuro próximo será rápida e extremamente prejudicial aos negócios.
Dessa forma, sempre quando falamos em crescimento empresarial, destacamos a importância de criar metas e estipular objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, a sua empresa vai saber exatamente para onde está indo e o que precisa ser feito para alcançar esses objetivos.
Invista na gestão para o crescimento empresarial
Por fim, o crescimento empresarial requer boa gestão. E, para isso, talvez seja interessante sua empresa contar com a ajuda de profissionais qualificados.
Nesse sentido, uma consultoria personalizada como a Max Up vai identificar as necessidades da sua empresa. Assim, poderá encontrar soluções para os desafios enfrentados diariamente. Deste modo, com uma gestão otimizada e inteligente, seu negócio vai surpreender em 2024.
Entre em contato com a equipe da Max Up Consultoria. Veja como podemos ajudar a sua empresa a crescer de forma saudável e permanente.