Hoje vamos falar mais a respeito da consultoria de gestão empresarial. Essa atividade é muito importante para o crescimento saudável de empresas dos mais diversos ramos.
De modo geral, as consultorias servem para que sejam identificadas as necessidades do cliente. Assim, esse serviço é oferecido por profissionais qualificados. Eles irão fazer diagnósticos completos para que sejam sugeridas soluções para os problemas apresentados.
Por exemplo, uma consultoria de marketing vai ajudar a identificar a eficiência das estratégias de marketing de uma empresa. Nesse sentido, ela vai encontrar falhas e apontar melhorias necessárias para que essas estratégias sejam ainda mais eficientes.
Então, entre os diversos tipos de consultorias, temos a consultoria de gestão empresarial. Ela está entre as mais requisitadas atualmente no mercado.
Empresas de todos os portes contam com esse serviço visando um crescimento saudável e resolução de problemas. Assim, a seguir vamos falar mais sobre esse tipo de consultoria. Veja para que ela serve de fato e suas principais vantagens.
O que é e para que serve a consultoria em gestão empresarial?
Na prática, a consultoria de gestão empresarial visa a análise completa e minuciosa do negócio. Isso inclui todos os seus segmentos e processos.
Falando de maneira geral, ela procura responder a seguinte pergunta: como a empresa está sendo gerida? Assim, esse tipo de consultoria é um serviço externo. Nele pessoas qualificadas (os consultores) acompanham o andamento dos processos da empresa.
Com isso, eles vão coletar o maior número possível de dados e informações, além de conversar com pessoas. O objetivo é identificar o que pode ser feito para melhorar o desempenho da empresa.
Muitos gestores pensam que não precisam de uma consultoria “de fora”. Já outros nem mesmo cogitam a possibilidade de colocar em prática consultorias internas.
Mas isso é um problema. Toda empresa, por mais organizada e eficiente que seja, possui ajustes a serem feitos. Muitos erros do dia a dia podem passar despercebidos pelos colaboradores e pelos gestores.
Assim, é essencial o que chamamos de distanciamento. Ou seja, pessoas capacitadas que analisam processos sem estarem envolvidas diretamente neles, tendem a identificar com mais clareza falhas e erros.
Dessa forma, os consultores vão propor as soluções que, por sua vez, devem ser colocadas em prática pelos gestores.
Desmistificando a consultoria
Como destacamos anteriormente, muitos gestores não acham importante uma consultoria de gestão, principalmente quando ela vem de fora. Há muitas ideias equivocadas a respeito disso.
Ao longo dos anos, grande parte dos gestores criava uma equipe própria interna de consultoria, com outros gestores e colaboradores da empresa. Mas a eficiência desse tipo de consultoria é duvidosa.
Isso porque os colaboradores tendem a não enxergar de forma aprofundada os reais problemas nos processos da empresa. Ou pior, sentem receio de externar as falhas para seus superiores!
Então, o primeiro ponto a ser desmistificado envolve o papel das consultorias de gestão externa. Esse processo vai sim encontrar soluções e sugerir melhorias para a empresa de maneira geral!
Dessa forma, antes de mencionarmos as vantagens da consultoria de gestão, confira abaixo o que é mito e verdade sobre essa atividade.
Tem carta branca no negócio?
Mito. A consultoria de gestão não tem carta branca para fazer o que bem entende na empresa. Existe uma equipe que trabalha em conjunto. Ou seja, o consultor não vai sair dando ordens para todo mundo. Há uma hierarquia e a equipe de consultoria vai apresentar os resultados das análises para os gestores. Assim, cabe a eles colocar em prática ou não as ações propostas.
Analisa todos os setores da empresa?
Verdade. Uma consultoria de gestão empresarial eficiente vai analisar todos os setores da empresa e não um único segmento isolado. Além disso, ela vai avaliar como está a integração entre um setor e outro. Afinal, isso é de suma importância para a empresa.
Representa fraqueza na gestão?
Mito. É comum a ideia de que contratar uma consultoria externa mostra a fraqueza dos gestores da empresa. Mas isso é um mito. Muitas vezes a contratação de uma consultoria de gestão significa boa gestão! Em todos os casos, demonstra que os gestores estão empenhados na identificação de problemas (e no encontro de suas soluções).
Necessita de profissionais especializados?
Verdade. Hoje em dia a profissão de consultor está em alta e é de suma importância para todos os segmentos empresariais. A pessoa precisa ser qualificada para conseguir analisar os mais diversos setores da empresa. E, o mais importante, para apresentar as soluções mais viáveis.
Só é requisitada na crise?
Mito. As consultorias não são solicitadas apenas em casos de crise. Existem muitos outros momentos para a requisição desse serviço. Por exemplo, uma empresa que busca um crescimento saudável vai necessitar de uma consultoria.
Vantagens da consultoria de gestão empresarial
A consultoria de gestão empresarial apresenta inúmeras vantagens para qualquer negócio. As principais são:
Redução de custos
O objetivo da consultoria é encontrar pontos a serem melhorados na gestão da empresa. Nesse sentido, haverá uma redução de custos em determinados processos. Isso porque erros e falhas nos processos tendem a desperdiçar tempo e recursos.
Assim, a redução de custos pode ser significativa dependendo do que a equipe de consultores identificar nos setores do negócio.
Maior organização
Corrigir falhas e adotar medidas para ajustar processos vai tornar a empresa mais organizada. A consultoria pode sugerir, inclusive, ações para visando exclusivamente uma melhor organização de determinado setor da empresa.
Com isso, os colaboradores terão mais clareza em relação às atividades e poderão exercê-las da melhor forma possível. Ressaltando que uma boa organização vai contribuir para a redução de custos que falamos anteriormente.
Imparcialidade nas análises
Como citamos anteriormente, a consultoria feita por uma equipe interna da empresa pode apresentar dificuldades em encontrar as falhas. Ou ainda, essa equipe pode não se sentir totalmente à vontade para externar isso aos gestores.
Assim, uma consultoria de gestão externa vai proporcionar uma visão totalmente imparcial do negócio. As análises serão feitas com base em dados realistas, resultando na sugestão de medidas mais efetivas.
Melhora da imagem da empresa
Ao reajustar processos e corrigir erros, haverá uma melhora na imagem da empresa perante o público em geral. Isso porque ela conseguirá oferecer um serviço mais ágil e completo para seus clientes. Além do mais, a imagem perante os fornecedores e demais parceiros também ficará melhor!
Viabilização de parcerias
Seguindo a lógica, uma empresa bem organizada e com uma boa imagem vai conseguir viabilizar mais parcerias. E o melhor, estamos falando de parcerias sólidas a longo prazo, que vão ajudar no crescimento saudável da empresa.
Auxílio nos processos de tomada de decisão
A consultoria de gestão vai propor, acima de tudo, soluções para aperfeiçoar os processos da empresa. Nesse caso, ela visa auxiliar na tomada de decisão por parte do gestor. Resultado: as decisões serão mais assertivas, minimizando as chances de erros.
Maior conhecimento sobre a gestão
Por fim, a consultoria de gestão, por meio da troca constante de informações traz outra vantagem. Ela vai proporcionar um maior conhecimento sobre gestão aos administradores da empresa.
Na prática, ocorrerá uma colaboração, onde um profissional pode ajudar o outro. O objetivo é promover o bem maior da empresa.
Em todos os casos, talvez essa seja a hora da sua empresa pensar em contar com uma equipe de consultores especializados.
Então, se você quiser saber mais sobre o assunto, converse hoje mesmo com o pessoal da Max Up Consultoria. Além de profissionais qualificados, prezamos pela honestidade e transparência nos serviços oferecidos. Estamos aguardando seu contato!