Na segunda-feira, dia 22/04, ocorreu o VIII Café com Gestão, com foco nas estratégias para aumentar as vendas no Dia das Mães e técnicas para atrair e encantar clientes. Tivemos a honra de contar com duas presenças ilustres: Maíra Marcolino, Diretora do Soul Jazz Burger, e Anderson Quintão, Fundador do Supermercado Mais Prático.
No início do evento, Maíra Marcolino, empresária com 7 anos de experiência e cliente da Maxup desde a pandemia, compartilhou suas técnicas para impulsionar as vendas. Após abrir a primeira hamburgueria na região da Pampulha e perceber a demanda crescente, Maíra inaugurou uma nova unidade no Santa Teresa.
Maíra destacou os pilares para a lucratividade no Dia das Mães: Atratividade, conversão, ticket médio, frequência e margem. Ela enfatizou a importância da divulgação nas redes sociais; criando conteúdo atraente e promovendo interações com o público; criação de promoções e itens exclusivos para datas comemorativas, promovendo descontos e edições limitadas; além da oferta de kits e combos para aumentar o ticket médio, com combinações vantajosas que combine produtos com alta margem de lucro. Por fim, salientou que um atendimento bem preparado é fundamental para proporcionar uma experiência incrível, reforçando a necessidade de treinamento adequado da equipe.
Em seguida, tivemos um bate-papo com Anderson Quintão sobre inovação e estratégias de vendas para o Dia das Mães. Anderson observou que o setor supermercadista tem um aumento nas vendas no Dia das Mães e nas festas de fim de ano, expôs sua opinião, que as pessoas passaram a cozinhar e se divertir em casa após a pandemia, reduzindo o entusiasmo por restaurantes e bares, o que beneficiou seu setor. Ele aconselhou que os mercados de bairro devem fazer os clientes se sentirem importantes, informando-os sobre os produtos e serviços oferecidos. Além disso, ressaltou a importância da presença do dono, que gera aproximação e credibilidade ao empreendimento.
Para o Dia das Mães, Anderson enfatizou que o planejamento é crucial. Ele recomendou analisar o histórico de vendas, identificar os produtos mais vendidos nesta época, que deverão ser priorizados nas estratégias de marketing e no seu volume de mercadoria; preparar o estoque, evitando rupturas; organizar a logística com antecedência, reforçando a equipe; e estabelecer ações com fornecedores e parcerias, visando expandir os negócios e sustentar o empreendimento.
Em um mercado cada vez mais competitivo, eventos como o Café com Gestão são cruciais para nos mantermos atualizados e inspirados. Agradecemos aos palestrantes por compartilharem seus conhecimentos e experiências conosco. Que estas lições nos guiem rumo a um sucesso e prosperidade empresarial!
Escrito por Clarice Guedes, Estagiária da Maxup Consultoria.