Muito se fala hoje em dia sobre metas de negócio e como alcançá-las. Mas o mais importante é entender os tipos de indicadores de desempenho para, depois, poder traçar as melhores estratégias e definir metas viáveis para a sua empresa.
Assim sendo, no artigo de hoje vamos te mostrar 9 tipos de indicadores para você analisar e colocar em prática dentro do seu negócio. Veja um resumo sobre cada um e saiba como eles contribuem para o sucesso da sua gestão!
Quais são os tipos de indicadores de desempenho?
Indicadores de produtividade
Os indicadores de desempenho consistem em métricas utilizadas pelas empresas. O objetivo é avaliar as performances ao longo de determinado período de tempo. Existem dezenas de indicadores que podem ser utilizados. Abaixo, separamos 9 deles, também chamados de KPIs, utilizados para medir a performance dos mais variados setores da sua empresa.
Indicadores de qualidade
Identificam a qualidade dos serviços prestados ou produtos ofertados. Visam encontrar qualquer tipo de desvio no processo produtivo, andando em conjunto com os índices de produtividade.
Esses indicadores podem envolver métricas simples ou mais complexas. Por exemplo, é possível analisar a quantidade de reclamações recebidas sobre determinado produto ou serviço. Ou ainda, avaliar a aceitação de um produto recém lançado.
Os indicadores de qualidade vão ajudar na tomada de decisões que tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos ou serviços da empresa. Aqui podemos ter uma mescla entre dados quantitativos e qualitativos, para a assertividade nas decisões tomadas.
Indicadores de capacidade
Os indicadores de capacidade medem a capacidade de a empresa responder a determinados processos. No setor de produção, por exemplo, esse indicador vai determinar a quantidade de produtos que uma máquina pode produzir em certo período de tempo.
E, quando falamos em indicador de capacidade, não estamos falando apenas de máquinas, mas também de pessoas. Assim, você pode medir a capacidade de produção da sua equipe e analisar se o desempenho está satisfatório.
E, ainda mais importante, encontrar os motivos para possíveis quedas de desempenho. E assim, conseguirá determinar as soluções para uma retomada levando em conta metas e objetivos.
Indicadores estratégicos
Diz respeito às estratégias que a empresa está adotando para alcançar seus objetivos, sejam a curto, médio ou longo prazo. Os indicadores estratégicos vão mostrar se as estratégias adotadas estão surtindo efeito.
Além disso, também visam ajudar na elaboração de novos planos de ação, que estejam devidamente alinhados com a situação real da empresa. E, para isso, esses indicadores se apoiam nos demais, para planos assertivos de acordo com o cenário apresentado.
Indicadores de lucratividade
Aqui temos uma relação entre o lucro e as vendas totais da empresa. Vendas não significam lucro! É essencial analisar o quanto cada produto ou serviço está rendendo para sua empresa.
Caso fique no negativo, terá que tomar ações imediatas para mudar esse cenário. Por exemplo, você vendeu R$50 mil em mercadorias, mas gastou 60% para colocar esses produtos no mercado? Então algo está muito errado!
O mesmo pode acontecer se a lucratividade estiver muito baixa. Outro exemplo: se você vendeu R$100 mil e obteve uma receita de R$110 mil, então teve lucro de R$10 mil. Isso representa apenas 10%.
No entanto, ao mesmo tempo, sua empresa precisa de uma lucratividade de 20%. Nesse cenário, ajustes também terão que ser feitos para corrigir essa questão.
Indicadores de rentabilidade
Nesse caso, temos uma relação entre lucro e investimento. Esse é um dos principais tipos de indicadores de desempenho de empresas dos mais variados nichos!
Os indicadores de rentabilidade é um percentual entre o lucro obtido sobre o quanto você investiu na empresa. Por exemplo, se você investiu R$200 mil e obteve um lucro de R$20 mil, então a rentabilidade foi de 10%.
Existem vários aspectos dos indicadores de rentabilidade. Estes incluem o retorno sobre investimento, retorno sobre patrimônio líquido, margem de lucro, taxa interna de retorno, entre outros.
Indicadores de competitividade
A competividade é um indicador amplo, que precisa, acima de tudo, de análise do mercado de forma geral. Isso envolve, por exemplo, a análise da concorrência e como a sua empresa está lidando com os concorrentes.
Uma forma de fazer isso é coletar a porcentagem de cada concorrente em relação a fatia correspondente do segmento de atuação. E também a porcentagem da sua empresa em termos de comparação.
Por exemplo, a sua empresa detém 5% do mercado, enquanto o principal concorrente detém 8%. Assim, é preciso levar esses números em consideração para a elaboração de estratégias. Nesse caso, você vai visar o aumento desse percentual, para “encostar” nos concorrentes.
Indicadores de valor
Esse indicador é um dos mais complexos e o que gera mais dúvidas. Na prática, os indicadores de valor têm como objetivo determinar o quanto o cliente está disposto a pagar pelos produtos ou serviços da sua empresa.
Ao mesmo tempo, é essencial fazer um levantamento sobre todas as despesas da empresa na fabricação e entrega do produto. Ou no valor gasto para a prestação do serviço. Com isso, você poderá mensurar o valor real do seu produto ou serviço e fazer ajustes nos preços. Isso de modo que essas alterações sejam justas tanto para você como para o cliente.
De certa forma, os indicadores de valor estão relacionados a outros indicadores citados aqui. Por exemplo, os dados obtidos podem ser analisados em conjunto com os indicadores de lucratividade, de qualidade e de produtividade.
Indicadores de turnover
Por fim, não poderíamos deixar de citar os indicadores de turnover. Ele é um dos mais simples de entender. Mas, ao mesmo tempo, é um dos mais relevantes para medir o desempenho do seu negócio.
O turnover é o tempo médio de permanência dos seus colaboradores. Existe uma forma para calcular o turnover:
- Some o número de admissões e o número de demissões da sua empresa em determinado período de tempo;
- Divida o resultado por 2;
- Divida o resultado pelo número de colaboradores da empresa.
- Multiplique o resultado por 100 e tenha a taxa de turnover.
Vamos levar em conta uma empresa com 200 colaboradores, que teve no último mês 20 admissões e 10 demissões.
Nesse caso, somando as admissões e demissões, temos um total de 30. Dividido por 2, temos 15. E, dividindo 15 por 200, temos 0,075. Multiplicando por 100, temos como resultado final 7,5%.
Nesse exemplo, a taxa de turnover está considerada boa. No geral, taxas até 10% são satisfatórias! Tente aplicar esse indicador e veja como está a satisfação dos seus colaboradores perante a empresa!
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