Hoje vamos falar sobre a importância da controladoria estratégia na gestão empresarial. Inicialmente esse assunto pode parecer complicado ou até mesmo chato. Mas pode ter certeza que ele é essencial para o sucesso da sua empresa.
Além do mais, esse tema é fácil de ser compreendido e vamos falar tudo a respeito dele na sequência deste artigo. Mas antes de mais nada, aqui vai uma visão geral sobre a controladoria estratégica.
Podemos comparar uma empresa a uma comunidade. Ela possui diversos setores, conta com vários processos e engloba diferentes perfis de pessoas. Além do mais, uma empresa necessita de integração entre seus processos.
Os departamentos precisam estar interligados, visando o alcance dos objetivos traçados pelos gestores. Nesse sentido, como controlar tudo isso? E como se certificar de que os processos estão andando conforme o planejado?
É aqui que entra a controladoria estratégica! Ela tem como objetivo garantir o pleno funcionamento dos processos, dando o apoio necessário às diversas áreas da empresa.
Então, essa é uma visão geral, mas o assunto é ainda mais amplo. Por isso, continue a leitura. Confira mais informações sobre a controladoria estratégica e sua importância para a gestão da sua empresa.
Entenda o que é uma controladoria estratégica
No início deste artigo você já teve uma visão geral sobre a controladoria estratégica. Mas vamos nos aprofundar no assunto. A controladoria tradicional tem o intuito apenas de inferir os processos envolvidos no dia a dia da empresa.
Já a controladoria estratégica, como o nome sugere, vai além. Ela atua também nas estratégias adotadas pelos gestores da empresa. Com isso, sua função consiste em pensar em ações concretas e efetivas para manter a competitividade do negócio.
Ou seja, a controladoria estratégica nunca esteve tão atrelada à gestão empresarial. Além de garantir a realização dos processos de acordo com as exigências estipuladas, ela influencia diretamente no resultado final desses processos.
Assim sendo, essa controladoria é fundamental. E isso tanto para empresas que querem crescer no mercado quanto para negócios já estabilizados que querem manter seus bons resultados.
Dessa forma, em qualquer uma dessas situações, a controladoria estratégica é uma forma de a empresa pensar no futuro! Nesse sentido, existem tipos, ou, melhor dizendo, níveis de estratégicas e a controladoria vai agir de determinada forma de acordo com cada uma. E vamos falar sobre isso a seguir.
Os níveis de estratégica e atuação da controladoria
A controladoria estratégica atua de acordo com o tipo de estratégia colocada em prática pela empresa. Aqui vamos explicar as três principais:
- Estratégia competitiva: tem como principal filosofia fazer com que a empresa mantenha uma vantagem competitiva em relação a outras empresas da mesma área. Nesse caso, a controladoria estratégica atua nos processos responsáveis para que isso se torne realidade. Além disso, acompanha o desempenho dos concorrentes;
- Estratégia funcional: aqui o objetivo é desenvolver uma estratégia específica para cada área da empresa. Mas a execução precisa ocorrer de forma coordenada com as outras áreas. Ou seja, temos as estratégias individuais para cada departamento da empresa, mas resultados coletivos. Com isso, a controladoria estratégica acompanha todo esse ciclo, avaliando o desempenho do que foi colocado em prática. Ela também faz uma completa análise de risco;
- Estratégia corporativa: nesse caso, as estratégias têm como principal função tomar as decisões mais assertivas a respeito dos novos negócios que serão concretizados pela empresa. Assim, a controladoria estratégica atua em funções como controle dos lucros, investimentos e integração entre negócios, entre outros temas.
Como funciona a controladoria estratégia em uma empresa
Para colocar a controladoria estratégia em ação, você precisa seguir algumas etapas.
Análise estratégica
O primeiro passo é analisar o planejamento estratégico da empresa. Nesse ponto, os gestores precisam definir questões como, por exemplo, onde a empresa se encontra. E claro, onde ela quer chegar no seu segmento de atuação.
Dessa forma, será possível saber quais são as reais necessidades da empresa. Dependendo da situação do negócio, talvez seja necessário reduzir custos, aumentar o investimento, qualificar a equipe, e assim por diante.
Cada diagnóstico vai exigir uma série de ações específicas. A controladoria estratégica será a responsável por ajudar na elaboração de um planejamento completo visando as exigências do negócio.
Coleta e análise de dados
Toda estratégia elaborada precisa de sustentação. No mundo corporativo, isso significa dados e mais dados que mostram o panorama atual da empresa.
Só assim será possível elaborar estratégias assertivas e eficientes para a resolução das demandas apresentadas na etapa anterior.
Mas como ter acesso a esses dados? Uma excelente forma de viabilizar isso é realizando auditorias internas e analisando os números da empresa.
Com isso é possível encontrar padrões, tendências e até mesmo falhas que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia do gestor. E, com esses resultados em mãos, a controladoria estratégica vai ajudar a encontrar soluções. Ela orientará e instruirá os gestores com o intuito de a empresa alcançar as metas e objetivos propostos.
Acompanhamento dos resultados
Por fim, temos o acompanhamento dos resultados, uma das etapas mais importantes da controladoria estratégica.
Afinal de contas, não adianta analisar o planejamento estratégico da empresa e coletar dados se você não acompanhar o desempenho das suas ações.
Lembrando que, em um ambiente empresarial, cada decisão e ação tomada gera consequências para a empresa. E o gestor precisa estar ciente dessas consequências.
Porém, aqui temos um outro panorama. Muitas vezes as empresas tomam decisões equivocadas. Em um primeiro momento, algumas decisões parecem corretas e há ótimas expectativas em relação a elas.
Mas, na prática, elas podem não apresentar os resultados esperados. Nesse caso, será necessário corrigir algumas decisões, recolocando a empresa no rumo certo. E isso só será possível com um eficiente acompanhamento dos resultados.
Controladoria estratégica: conclusão
Para concluir este artigo, vamos resumir tudo o que falamos até agora de uma maneira um pouco diferente. Veja abaixo as vantagens de contar com uma controladoria estratégia para sua empresa:
- Os gestores conseguiram diagnosticar as deficiências presentes nos processos da empresa o mais rápido possível. Isso vai acarretar na redução de custos e aumento da produtividade. E isso principalmente quando ações assertivas são viabilizadas por meio de estratégias eficientes;
- A empresa se manterá competitiva no mercado, estando à frente dos concorrentes. Os processos serão otimizados e o progresso da empresa será acompanhado mais de perto pelos gestores;
- As potencialidades da empresa serão mais reconhecidas por todos, tanto pelos gestores, colaboradores, fornecedores e clientes;
- Haverá mais assertividade nas tomadas de decisões. Isso porque a controladoria estratégica permite que o gestor tenha uma visão completa e fiel do panorama atual da empresa. Assim, os resultados serão otimizados, juntamente com os processos internos, aumentando consideravelmente as taxas de acertos nas ações colocadas em prática pelos empresários;
- Por fim, a empresa de modo geral vai conseguir fazer algumas previsões em relação ao futuro. Isso pensando em estratégias a médio e longo prazo.
Para você ter acesso a todas essas vantagens, pode contar com uma empresa especializada em controladoria estratégica. Nesse sentido, a Max Up Controladoria conta com profissionais extremamente qualificados que vão ajudar você na gestão eficiente da sua empresa.
Realizamos uma análise detalhada de cada situação, levando em conta as características e contextos específicos do seu negócio. Dessa forma, colocamos em prática uma eficiente controladoria estratégica. Se você ficou interessado, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.