Já ouviu falar em matriz SWOT cruzada? Sempre destacamos aqui no blog a importância do gerenciamento estratégico das empresas e da aplicação dos melhores planos de ação.
Por isso, hoje não vamos fugir muito desse assunto. Porém, iremos falar especificamente de uma estratégia que vem dando resultados incríveis para empresas de vários segmentos e tamanhos.
A matriz SWOT vai ajudar a sua empresa a determinar os fatores internos e externos que estão, de alguma forma, impactando o negócio. Assim, você terá uma noção melhor sobre os pontos positivos e negativos da empresa.
Nesse sentido, a matriz SWOT cruzada é uma variação da matriz SWOT tradicional. Ela consiste em uma ferramenta de gestão ainda mais ampla! Dessa forma, você precisa primeiro entender esses conceitos para depois aplicá-los em sua empresa!
Então, preparado para saber mais a respeito da matriz SWOT e da matriz SWOT cruzada? Continue a leitura e aproveite!
O que é a SWOT cruzada?
Primeiro vamos entender o que significa SWOT. Essa é uma sigla para quatro termos em inglês, que são: Strengths, Weakness, Opportunities e Threats. Traduzindo, temos: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Deste modo, a matriz SWOT é uma estratégia de gestão que visa elencar esses fatores dentro de um negócio. Ela analisa seus impactos para o desempenho da empresa.
O principal objetivo é promover um autoconhecimento por parte dos gestores do negócio, para que decisões mais assertivas sejam tomadas.
Ou seja, diferentemente de outras estratégias, essa não visa apenas identificar questões como falhas e/ou pontos positivos. Mas também possíveis fraquezas, ameaças e as oportunidades que estão batendo à porta.
Assim, a matriz SWOT poderá mostrar o impacto de cada um desses fatores no seu modelo de negócio. Mas, nesse sentido, onde entra a SWOT cruzada?
Podemos dizer que a matriz SWOT cruzada é um upgrade ou uma versão ainda mais completa da SWOT tradicional. Ela também é chamada de matriz TOWS e essa sigla possui o mesmo significado da sigla da matriz SWOT. Porém, só muda a ordem dos termos.
Na prática, a matriz SWOT cruzada, ou simplesmente TOWS, é mais completa e vai cruzar os pontos negativos e positivos da empresa para encontrar as melhores soluções de gestão.
Em suma, você usará a matriz SWOT tradicional para obter as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da empresa. Mas, depois, cruzará essas informações. Assim, separará as Forças e Oportunidades no lado positivo e as Fraquezas e Ameaças no lado negativo.
Qual a diferença da análise SWOT?
A análise SWOT cruzada possui uma principal diferença em relação a análise SWOT convencional. Ela é mais abrangente, focada especialmente na criação de um plano de ação a partir do cruzamento de informações.
Na análise SWOT, o objetivo é ver a real situação da empresa. Fazendo um comparativo, podemos relacionar essa análise com um médico que fica responsável pela análise do exame de um paciente.
Por exemplo, um radiologista que emite o laudo de um raio X ou tomografia. Ele olhou as imagens do exame e registrou o que viu de mais importante, sugerindo um diagnóstico (que pode ser conclusivo ou não). Mas esse médico não vai propor o tratamento. Afinal de contas, o paciente terá que levar o exame diretamente para seu médico de confiança.
Ao levar o exame para seu médico, o paciente receberá não apenas o diagnóstico, mas o tratamento para o problema. O médico que faz o diagnóstico e receita o tratamento para o paciente está agindo de forma ampla. O processo ocorre da mesma forma com a análise SWOT cruzada, ou simplesmente análise TOWS.
Continuando com essa comparação, o médico vai propor o tratamento com base no cruzamento de informações, como resultados de vários exames e sintomas do paciente. A matriz SWOT cruzada vai fazer o mesmo, “diagnosticando” e “propondo o melhor tratamento”. Assim é possível aperfeiçoar a gestão empresarial, corrigir erros e se prevenir das ameaças.
Benefícios da matriz SWOT cruzada
A matriz SWOT cruzada oferece vários benefícios para os gestores das empresas. Vamos ver alguns:
- Permite que a empresa construa planos de ação mais eficientes. Isto por meio de análises realistas e transparentes sobre o desempenho do negócio;
- Facilita a implementação de estratégias mais assertivas e eficientes. A empresa terá em mãos o diagnóstico certo sobre o que está acontecendo na parte interna e externa do negócio;
- Aumenta a competitividade da empresa, justamente porque as ações serão mais bem direcionadas. Na prática, os gestores perderão menos tempo e os resultados aparecerão mais rápido, fazendo com que a empresa saia na frente em relação aos concorrentes;
- Definição de metas e objetivos mais alinhados e de acordo com a real situação da empresa, observando todo o contexto do negócio, inclusive o segmento de atuação de forma geral;
- Torna a gestão da empresa mais qualificada e profissional, pois os gestores terão um olhar mais amplo. E isso inclusive para as possíveis ameaças que podem influenciar no negócio a médio e longo prazo.
Para obter todos esses benefícios, os gestores precisam ter acesso a ferramentas de gestão. Elas contribuirão para a coleta de dados e posterior análise deles!
Quando optar pela matriz SWOT cruzada?
Essa é uma pergunta bastante comum. Afinal, quando optar pela matriz SWOT cruzada ao invés de aplicar apenas a matriz SWOT tradicional?
Geralmente, quando a empresa está indo muito bem na parte administrativa e está conseguindo atingir os objetivos traçados, a análise SWOT, incluindo a cruzada, é deixada de lado.
Nesse sentido, a matriz SWOT cruzada se torna essencial quando os resultados da empresa estão deixando a desejar. Ou quando os gestores enxergam a necessidade de adotarem planos mais elaborados para melhorar o desempenho do negócio.
Assim, a matriz SWOT cruzada se torna uma estratégia para recolocar a empresa no rumo certo. Mas, mesmo que a empresa apresente bons números, essa análise pode ser útil.
Por exemplo, se o objetivo é promover o crescimento do negócio, você vai precisar de um bom plano de ação. Assim esse crescimento será saudável e sustentável. Dessa forma, optar pela análise SWOT cruzada é uma ótima ideia, principalmente no que diz respeito a identificação das ameaças e fraquezas do negócio.
Como se faz o cruzamento da análise SWOT?
Como vimos ao longo deste artigo, o objetivo da análise SWOT cruzada é cruzar informações para obter uma visão realista da situação atual da empresa.
Nesse caso, a primeira ação é realizar uma análise SWOT tradicional, visando primeiro o diagnóstico da empresa. Voltando para a nossa comparação, o primeiro passo é analisar os sintomas do paciente e solicitar os exames mais adequados.
Com os dados em mãos, ou seja, com as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças listadas, você vai cruzar essas informações. E isso por meio de quatro cruzamentos diferentes:
- Forças x Oportunidade: como as forças do modelo do seu negócio podem ser utilizadas para o melhor aproveitamento das oportunidades identificadas?
- Forças x Ameaças: como os pontos fortes da empresa podem neutralizar as ameaças e como fazer isso?
- Fraquezas x Oportunidades: como as oportunidades que se apresentam podem ser utilizadas para corrigir as fraquezas da empresa?
- Fraquezas x Ameaças: diante das fraquezas e ameaças, o que pode ser feito para deixar o negócio menos vulnerável?
De qualquer forma, para colocar em prática a matriz SWOT cruzada, é essencial contar com a ajuda de pessoas especializadas. Por isso a MaxUp Consultoria pode te ajudar! Converse hoje mesmo com nossa equipe. Saiba mais detalhes sobre como fazer o cruzamento da análise SWOT da sua empresa!