O que significa de fato crescer para grandes empresas? Muitas vezes pensamos apenas no aspecto financeiro e de geração de receitas.
Porém, há diversas perspectivas sobre crescimento empresarial que vão além do aumento de faturamento e lucro.
Neste artigo,explicamos o que é crescimento empresarial, como uma consultoria especializada pode te ajudar a alcançar isso e mostramos como 5 gigantes mundiais Fortune 500 enxergam e buscam o crescimento em seus negócios de forma sustentável.
Portanto, continue lendo e garanta aprendizados valiosos!
Entenda o que é o crescimento empresarial
O crescimento empresarial está relacionado à capacidade de uma empresa se desenvolver e progredir ao longo do tempo.
Isso envolve desde o aumento de receitas e lucros até a melhoria de outros indicadores-chave, como satisfação dos clientes, engajamento dos funcionários, valor da marca, participação de mercado, inovação em produtos e serviços etc.
Em outras palavras, crescer significa criar valor tangível e intangível para o negócio de forma perene, garantindo competitividade e perenidade mesmo em cenários adversos.
Perspectiva de crescimento empresarial segundo 5 marcas que são Fortune 500
Veja a seguir como 5 grandes empresas Fortune 500, de setores variados, enxergam e buscam o crescimento sustentado de seus negócios:
1. Cisco
Em primeiro lugar, a gigante de equipamentos de rede avalia seu crescimento com base na capacidade de inovar e melhor servir seus clientes globalmente ano após ano por meio das melhores soluções tecnológicas em conectividade.
Além disso, sendo eleita uma das melhores empresas para se trabalhar, a Cisco entende que ter funcionários engajados e felizes impacta diretamente na motivação para buscar a excelência e crescer.
2. Coca-Cola
Em segundo lugar, mais do que o aumento de vendas de seus produtos ano a ano, a Coca-Cola enxerga crescimento na capacidade de ser uma marca amada globalmente.
E, além disso, que proporciona momentos de felicidade, além de contribuir para causas sociais e sustentáveis através de seus negócios.
Ou seja, crescer para a Coca-Cola vai além do aspecto comercial e financeiro.
3. Nike
Em terceiro lugar, na visão da Nike, crescer está intrinsecamente ligado à capacidade de engajar cada vez mais pessoas e atletas através do esporte, proporcionando bem-estar e quebra de barreiras sociais.
Além do forte viés de inclusão social, a Nike também busca crescer de forma sustentável, com menor impacto socioambiental.
4. Apple
Em quarto lugar, líder em valor de marca global, a Apple não mede seu crescimento apenas por receitas ou volumes de venda de iPhones e outros dispositivos.
Na perspectiva da empresa, crescer é ampliar os limites da tecnologia e experiência dos usuários, encantando e surpreendendo positivamente os clientes a cada novo produto lançado e elevando sempre mais o valor percebido da marca Apple no imaginário coletivo.
5. Starbucks
Por fim, para a maior rede global de cafeterias, crescer vai muito além de ter mais lojas e vender mais cafés.
Trata-se de crescer em relevância na vida dos clientes, oferecendo não apenas um produto/serviço de qualidade, mas uma experiência completa aos consumidores e contribuindo para causas de sustentabilidade e ética com os fornecedores.
Além disso, lançar campanhas que viralizem nas redes sociais e conquistar a lealdade das pessoas é parte fundamental da perspectiva de crescimento para a Starbucks.
Consultoria especializada Max Up
Enfim, como visto, há diferentes maneiras de se avaliar o crescimento empresarial.
As empresas que vislumbram o longo prazo adotam perspectivas que vão além do desempenho financeiro momentâneo.
A Max Up possui uma equipe de consultores especializada em apoiar companhias de vários setores e portes a traçarem estratégias customizadas para alcançar um crescimento perene e ganhar vantagens competitivas sustentáveis.
Portanto, entre em contato agora mesmo pelo nosso site e agende uma reunião preliminar com nossos especialistas!