O que sua empresa precisa para crescer? A resposta para essa pergunta pode ser um pouco complexa. Afinal, são muitos fatores envolvidos no crescimento empresarial. E justamente por isso ele é vital para o seu negócio.
Em suma, o crescimento empresarial é compreendido quando uma determinada empresa amplia seu leque de atuação. Assim, ela pode expandir suas atividades.
Nesse sentido, existem muitas formas de isso acontecer. Algumas, inclusive, podem não ser benéficas a longo prazo. E aqui chegamos no ponto central do artigo de hoje. Veja como viabilizar o crescimento saudável da sua empresa.
Por exemplo, alguns gestores querem expandir o negócio sem os investimentos necessários ou sem os profissionais qualificados para isso. Nesse caso, nos primeiros meses a empresa pode até apresentar algum crescimento. Mas ele não vai se sustentar por bastante tempo!
Então, fazer o negócio crescer exige muito planejamento, empenho a atenção aos detalhes. Antes de nos aprofundar no assunto, veja outro cenário. Uma fabricante de bebidas que quer crescer precisa garantir para seus fornecedores e clientes que terá estrutura para manter determinado nível de produção!
Assim, o crescimento saudável consiste em viabilizar a expansão do negócio dentro de um plano estratégico minucioso. A partir dessa introdução, vamos ver a seguir como isso se dá na prática.
Fatores que tornam o crescimento empresarial indispensável
O crescimento da empresa é algo que vai beneficiar a todos. Pensando de forma mais ampla, ele vai até contribuir para a comunidade. Imagine que uma empresa com 10 funcionários tenha se instalado em seu bairro.
Agora pense que, ao longo de 5 anos, essa mesma empresa pretende atingir o número de 50 colaboradores! Isso não será bom para a economia e bem-estar da sua região? Seguindo essa lógica, elaboramos abaixo alguns fatores que mostram como o crescimento empresarial é indispensável nos dias de hoje:
Acréscimo na receita
O acréscimo na receita (aumento) é o principal motivo para investir no crescimento empresarial. A receita bruta do negócio vai aumentar e isso permitirá novos investimentos, dando continuidade à expansão.
Existem várias estratégias para fazer isso, mas elas precisam estar integradas com outras. Por exemplo, você pode investir no aumento do que chamamos de ticket médio. Ele determina uma média de vendas por cliente. O aumento dele significa que sua empresa está vendendo mais.
Temos ainda estratégias diversas para conversão de novos clientes, fidelização e expansão da área de atuação do negócio. Fazendo isso corretamente, o incremento no orçamento ocorrerá de maneira sólida.
Autoridade de marca
A autoridade de marca consiste na imagem que a sua empresa transmite para os clientes. Ou seja, é o nível de confiança que eles têm em você!
Hoje em dia o grande destaque desse assunto fica por conta das redes sociais. Quanto mais forte for a presença da sua marca nas redes, melhores os resultados das vendas.
Assim, é essencial trabalhar a imagem da empresa, se tornando extremamente competitivo em um mundo tão concorrido.
Ao crescer de forma responsável no mercado, a empresa vai melhorar a autoridade de marca. E isso vai refletir no desempenho financeiro dela.
Maior área de atuação
A sua empresa só poderá expandir a área de atuação (geograficamente falando) com um crescimento empresarial saudável.
Lembra que citamos lá no início um exemplo da fabricante de bebidas? Então, vamos supor que essa empresa atue no Rio de Janeiro e que queira expandir o negócio, iniciando entregas em São Paulo.
Para isso ser viável, ela vai precisar crescer. Se mantiver exatamente a mesma estrutura, a mesma equipe e as mesmas parceiras, provavelmente não dará conta de atender um novo estado.
Assim, resumindo, para atender mais pessoas, o negócio precisa criar estratégias de crescimento.
Parcerias e investidores
Imagine que tenha R$1 milhão para investir ou fazer parceria com uma empresa. Você colocaria seu dinheiro em um negócio estagnado, sem perspectivas de futuro ou em uma empresa em franco crescimento?
A resposta é fácil! Dessa forma, o crescimento saudável da empresa irá abrir as portas para novas parcerias e investimentos! E isso, por sua vez, vai proporcionar ainda mais crescimento, se transformando em uma espécie de “efeito cascata” positivo!
Maior variedade de produtos ou serviço
Esse fator é bem simples de explicar. Quando uma empresa cresce, ela passa a oferecer produtos e serviços mais completos e variados para seus clientes.
Além de contribuir para o aumento da receita, isso também ajuda no fortalecimento da marca e na satisfação dos clientes.
Inovação no setor correspondente
Não importa o ramo da sua empresa, sempre surgem novidades que visam otimizar os processos envolvidos no negócio.
Se a sua empresa ficar estagnada, ela não terá acesso a essas inovações. Mas, se crescer, vai conseguir investir em novas tecnologias e melhorias para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. E, claro, vai possibilitar que a empresa seja mais competitiva.
Tudo isso vai acarretar em outros fatores positivos, como a eficiência dos serviços prestados e maior participação no mercado.
Nesse sentido, podemos concluir uma coisa. Antigamente, grande parte das empresas permanecia do mesmo tamanho por anos ou para sempre. Hoje, isso provavelmente não dará certo, já que a chance de o empreendimento ser “engolido” pelos concorrentes é enorme.
Dicas para impulsionar o crescimento da empresa
Antes de encerrar, não poderíamos deixar de dar algumas dicas para o impulsionamento da empresa. Separamos 5 para você analisar.
Tenha objetivos e metas
Estipule metas de acordo com cada etapa prevista para o crescimento empresarial. Trace objetivos sólidos e realistas nos diversos segmentos da sua empresa.
Certifique-se de que consiga atingir esses objetivos e não passe para o próximo sem antes concluir o anterior. Isso vai exigir muita organização e, em muitos casos, parcerias com equipes qualificadas em consultoria.
Conheça seu público
Conhecer o público-alvo é algo básico para qualquer empresa. Mas, se procura expandir o negócio, precisa conhecer as características desse “novo público”.
Vamos continuar no exemplo da fabricante de bebidas que citamos anteriormente. Se ela quiser expandir sua área de atuação para São Paulo, precisa, antes de mais nada, entender quais são as preferências e exigências dos paulistas.
Invista na consolidação da marca
Hoje em dia a principal maneira de fazer isso é por meio da internet. Invista em redes sociais, sites e blogs com conteúdos relevantes para seu público-alvo.
Também é interessante falar mais a respeito da empresa, mostrando para as pessoas como se dão os processos nela. Essas atitudes criarão uma relação mais próxima com o cliente, contribuindo para a consolidação da marca.
Invista na capacitação da equipe
Também falamos lá no início que não adiantava querer crescer sem ter estrutura e equipe para isso. Então, nesse caso, invista na capacitação constante da sua equipe.
Além de expandir o time de colaboradores, o crescimento empresarial envolve manter todos eles atualizados e motivados. Tenha em mente que isso não é um gasto, mas um investimento que, com certeza, trará bons retornos.
Faça parcerias
Por fim, não se esqueça de fazer parcerias. Talvez a fabricante de bebidas deseje expandir seus negócios para o estado de São Paulo. Assim, ela pode fazer uma parceria com uma empresa paulista de logística, por exemplo.
As parcerias são fundamentais, mas precisam ser bem pensadas e planejadas. Para fazer uma projeção se uma parceria pode dar certo ou não, uma consultoria será útil.
Aliás, para todas as etapas que envolvem o crescimento empresarial, uma consultoria como a Max Up vai te ajudar, oferecendo a assistência que seu negócio precisa para crescer de forma saudável. Converse conosco e saiba mais!