O mundo está em constante evolução. E no segmento empresarial isso não é diferente. Por isso hoje vamos conhecer as principais tendências de mercado para 2023.
Elas podem fazer toda a diferença para o futuro da sua empresa. Principalmente após a pandemia, momento único no mundo que transformou para sempre a forma de se fazer negócio.
Assim, estar por dentro das tendências é essencial para qualquer tipo de empreendedor. Não importa a sua área de atuação, se manter atualizado vai permitir uma melhor condução do negócio. E consequentemente, o crescimento dele.
Nesse sentido, as tendências de mercado estão diretamente relacionadas ao desempenho da empresa. E também a questões como saúde financeira e sustentabilidade.
Então, a seguir você vai entender o que de fato significa tendências de mercado e as 5 principais para o ano de 2023.
Entenda o que são as famosas tendências de mercado
O mundo corporativo vive de oportunidades. Sem elas, nada iria para a frente e ficaríamos estagnados e dependentes de métodos e soluções antiquadas.
Dessa forma, podemos considerar que as tendências de mercado representam as oportunidades com maior probabilidade de darem certo no futuro.
Por isso, as tendências mostram uma direção que o empresário pode seguir visando crescimento e consolidação da empresa no mercado. Além do mais, essa direção tem que apresentar uma certa durabilidade.
Por exemplo, as tendências de mercado para 2023 são as oportunidades e direções a serem seguidas. E isso visando não apenas este ano, mas os anos posteriores.
Se a oportunidade durar apenas um ou dois meses, então ela não é uma tendência. Mas, se tiver a capacidade de durar o ano todo ou mais que um ano, então você está diante de uma tendência de mercado.
Aqui podemos usar a palavra “durabilidade” para definir o que é tendência. Afinal, ela chega para ficar, às vezes por muitos e muitos anos, transformando o mundo em que vivemos.
Nesse caso, podemos citar como exemplo o uso de novas tecnologias e adoção de hábitos sustentáveis. Outro exemplo clássico surgiu durante a pandemia. O home-office foi uma tendência que veio com tudo a partir de 2020 e que continua em alta até hoje.
5 principais tendências de mercado para 2023
Agora que você já tem uma visão mais ampla sobre o assunto, vamos ver as 5 principais tendências de mercado para 2023.
Trabalho remoto: uma das tendências de mercado que veio para ficar
Citamos esse exemplo no tópico anterior e não poderíamos deixar de começar com ele. O trabalho remoto é uma das principais tendências de mercado para 2023. E ele vem se consolidando desde meados de 2020.
As mudanças surgem a partir de necessidades. Quando o homem precisou se aquecer, ele descobriu o fogo. Quando precisou se deslocar grandes distâncias, surgiram os meios de transporte. Já quando a AIDS surgiu lá na década de 1980, criaram-se os tratamentos conhecidos como coquetéis antiaids.
Em todos os casos, com o passar dos anos, essas soluções foram evoluindo. E, no caso da pandemia, a adoção do home-office foi acelerada no mundo todo, também por conta da necessidade urgente.
É bem verdade que antes esse método de trabalho já era utilizado, especialmente por grandes corporações ou alguns profissionais específicos. Mas a crise sanitária que obrigou as pessoas a ficarem em casa por meses trouxe mais urgência para as empresas. Estas encontraram no home-office a única saída para não fecharem as portas definitivamente.
E essa tendência veio para ficar. Já existem pesquisas que mostram que esse método de trabalho aumenta a produtividade e a qualidade da produção. Maior convívio com a família e horários flexíveis são as grandes vantagens do home-office.
O SaaS (Software como Serviço)
O Software como Serviço consiste na distribuição de softwares para empresas e pessoas em geral. Mas, nesse caso, o usuário não vai se preocupar com nada relacionado a estrutura, atualizações e manutenções do software. A empresa desenvolvedora é quem fica responsável por toda estrutura por trás do programa.
Assim, a empresa ou o usuário individual não vai precisar ter grandes ferramentas e estruturas. Basta ter acesso à internet. Todo o suporte e demais questões são de responsabilidade do criador do software.
Essa é uma tendência que veio para ficar. Falando especificamente sobre o mundo corporativo, os aplicativos, por exemplo, revolucionaram a forma de se fazer negócio.
E todos ganham com isso: o cliente (que é melhor atendido), a empresa (que pode fornecer um serviço de melhor qualidade sem grandes investimentos) e o desenvolvedor do software (que vai lucrar cada vez que alguém pagar para usar o programa).
PayPal, Netflix, Google Drive e Dropbox são alguns exemplos de SaaS.
Serviços por assinatura
Dependendo da sua área de atuação, você pode apostar na disponibilidade de serviços por assinatura. Entre as tendências de mercado para 2023, talvez essa seja a que mais passa despercebida pelos empreendedores.
Ela consiste em oferecer um serviço ou produto mensal para o cliente mediante pagamento de uma taxa a cada mês. Assim, o empresário consegue planejar melhor a parte financeira da empresa, pois terá um receita constante.
De modo geral, serviços por assinatura representam mais segurança para os empreendedores. Vamos ver dois exemplos bem diferentes, mas que estão em alta.
O primeiro são os clubes de vinhos, que fazem sucesso entre os amantes dessa bebida. Hoje em dia existem centenas deles espalhados pelo Brasil todo. E funcionam de maneira bem interessante. O cliente escolhe um dos planos disponibilizados, faz a assinatura e passa a pagar um valor mensal para a empresa.
Assim, a cada mês o cliente recebe em casa os principais lançamentos de vinhos para degustar. Interessante, não é mesmo?
Outro exemplo muito em alta é a energia solar por assinatura. O cliente paga um valor mensal para a empresa para ter acesso a energia solar em sua casa. Dessa forma, toda a estrutura relacionada às placas solares, por exemplo, fica a cargo da empresa.
O cliente não vai nem mesmo precisar instalar placas ou fazer reformas em sua casa. A energia chega por meio da rede distribuidora e a empresa mantém as placas em um outro local.
Experiência do usuário
Outra tendência forte é disponibilizar para o cliente a melhor experiência possível. Pesquisas mostram que isso pode determinar o sucesso ou não do negócio.
Assim, é essencial a empresa dar atenção para o cliente durante todo o processo de compra e até mesmo depois, no que chamamos de pós-venda.
O atendimento precisa ser personalizado, humanizado e afetuoso. Para isso ser possível, a empresa tem que utilizar todos os recursos e ferramentas disponíveis. Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada.
Segurança de dados
Por fim, em um mundo 100% conectado, é imprescindível olhar com atenção redobrada a questão envolvendo a segurança de dados.
Essa é uma preocupação de quase todos os empreendedores. Assim, empresas especializadas nesse assunto estão em franco crescimento.
Além do mais, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, em vigor desde 2020, exige que empresas utilizem de forma prudente os dados dos clientes.
Bom, essas são as principais tendências de mercado para 2023. Agora vai uma última dica. Se você quer otimizar a gestão da sua empresa, pensando justamente na viabilidade das tendências citadas aqui, entre em contato com a Max Up Consultoria.
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